[Asteriskbrasil-biz] SOA & Web Services para Asterisk

Tiago Cury - Stort tiago.cury em stort.com.br
Quinta Dezembro 6 15:35:11 BRST 2007

Amigo,

A Arquitetura SOA ("Service Oriented Architecture") é uma arquitetura de
software moderna que visa primeiramente integrar de
maneira fácil e padronizada todas as aplicações dentro de uma empresa,
desde ERP, CRM, banco de dados e aplicações espefíficas.
Com esta integração é possível automatizar diversos processos e agilizar
o fluxo de negócios.

Benefícios:
Integração das aplicações;
Interoperabilidade de plataforma e linguagem de programação;
Padronização do meio de comunicação: HTTP e XML;
Gerênciamento e organização de fluxo de negócios (Workflow);
Maior agilidade de comunicação entre os departamentos de uma empresa.

Para criar um ambiente com SOA, é necessário instalar um servidor SOA,
que será o barramento principal de troca
de mensagens entre as aplicações. Os servidores SOA disponíveis no
mercado são:

Sun Microsystems - Java CAPS (comercial) e Open ESB (open source).
Sterling Commerce - GIS (Gentran Integration Suite)
Microsoft - Biz Talk.
Redhat - JBoss
IBM e HP também tem (não lembro os nomes)

O que fizemos foi levar o SOA para a telefonia, e criamos um componente
para o Asterisk, que faz com que
o Asterisk converse com aplicações comerciais, tipo CRM ou database de
forma padronizada, gerenciada,
controlada e sem precisar programar código.

http://www.stort.com.br/

att,
Tiago

--