[Asteriskbrasil-biz] Asterisk - Passo a Passo

Junior Polegato cpolegatojr.asterisk em gmail.com
Segunda Janeiro 15 09:05:56 BRST 2007

gtbezerra em sfiec.org.br escreveu:

> Bom dia,
>
>         Na empresa onde trabalho temos uma Central Telefônica Ericsson
> MD 110, e gostaria de saber como faço para montar um servidor
> Asterisk, quais equipamentos serão necessários.
>         - Alguém tem um passo a passo de como montar um servidor?
>         - Preciso contratar algum provedor Voip?
>         - Algúem conhece algum provedor aqui em Fortaleza-Ceará?
>         - Como posso fazer ligações via Voip para algumas cidades (São
> Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, etc) ?
>
> Desde já agradeço a todos.
>
> Atenciosamente,*
> []'s**
> [...]
Olá,

  Estou terminando em minha página uma documentação para "leigos" ou não
em telefonia e Asterisk. Tem uma introdução que creio poder lhe ajudar
em muito. Dê uma olhada:

http://www.juniorpolegato.com.br

  Sobre provedor VoIP, você se conecta com ele via Internet de tal forma
que você envia e recebe pacotes de voz digitalizados, não precisando
este provedor estar perto de você, e ele se encarrega de completar a
chamada do outro lado, seja para Fixo ou Celular, cobrando uma taxa
previamente contratada.

  Para receber ligações via VoIP, você pode contratar de provedores que
possuam números de entrada nas cidades que quiser, geralmente a uma taxa
de R$ 5,00 por número, e quem ligar para esse número (que pode ser de
qualquer lugar do mundo) irá falar contigo aí em Fortaleza, assim sendo,
pode contratar números em Sampa ou Rio e quem te ligar dessas cidades
paga ligação local e você atende aí.

  Veja então que o fundamental é ter uma banda de Internet dedicada ou
com bom QoS para não houver perdas de pacotes de voz e/ou atrasos. É bem
verdade que a operadora VoIP precisa ter uma estrutura boa para também
não ter esses problemas, e isso é proporcional ao preço, então o ideal
mesmo é testar as que têm no mercado.

  Espero ter ajudado.

  Abraços.

--
Atenciosamente

           Junior Polegato - Claudio Polegato Junior

           Página Porfissional: http://www.juniorpolegato.com.br