[Asteriskbrasil-biz] Monitoramento de E1

Everton Goularth evertongoularth em yahoo.com.br
Segunda Setembro 24 09:26:37 BRT 2007

André Costa wrote:

> Pessoal,
>

> Estou precisando implantar um script que monitore os 4E1 que tenho
> numa placa digium, caso algum dos links apresente alarme deverá enviar
> um email avisando o fato.
>

> Alguém sabe como ou tem algum tutorial?
>

> */André Costa/*
>
> /Diretor de Tecnologia/
>
> /Feras Tecnologia da Informação Ltda/
>
> /(71) 2223-9000 / 8738-1579/
>
> /andre em ferasti.com.br <mailto:andre em ferasti.com.br>/

Bom dia,

esta lista não seria a mais indicada para a sua duvida, pois se trata de
uma lista de discução sobre assuntos comerciais, mas segue um shell
script que deve atender sua necessidade:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

#!/bin/bash

cd /pasta_monitoramento

/usr/sbin/asterisk -rx "show uptime" > uptime_asterisk

/usr/sbin/asterisk -rx "zap show status" > consulta_E1

verificae1=`cat -vet /pasta_monitoramento | grep Span | grep OK | wc -l`

quantidade=4

if cat uptime_asterisk | grep uptime > /dev/null

then

/bin/date > ultima_consulta_asterisk

if [ "$verificae1" = "$quantidade" ]

then

/bin/date > ultima_consulta_E1

else

echo `date` Maquina NOME_DA_MAQUINA com alarme no E1. Ultimo registro
`cat ultima_consulta_E1`. | mail -s "URGENTE, queda de E1"
seu_email em seu_dominio.com.br

fi

else

echo `date` Maquina NOME_DA_MAQUINA com Asterisk parado. Ultimo registro
`cat ultima_consulta_asterisk`. | mail -s "URGENTE, queda de Asterisk"
seu_email em seu_dominio.com.br

fi

Onde a variavel "quantidade" é onde vc coloca a quantidade de E1 a ser
monitorado. Feito isso basta colocar o script em uma rotina na crontab
com um tempo que vc achar bom.

Abraços
Everton Goularth
GOVoIP