[AsteriskBrasil] Duvidas sobre VOIP

Carlos Eduardo Silva carlos em youngs.com.br
Quarta Dezembro 7 11:39:26 BRT 2005

Welisson, existem diversos equipamentos físicos que interoperam com
Asterisk.

Tem os telefones IP, que são hardphones como você falou. São telefones
comuns, mas ao invés de serem conectados à linhas telefônicas, se
conectam à rede Ethernet, ganham um endereço IP e se autenticam no
Asterisk ou qualquer outro Gateway através do protocolo SIP ou H323.

Há também ATAs (Analog Telephony Adapters) que são similares aos
telfones IP, exceto que não vêm com headset. Eles se conectam em um lado
à rede Ethernet, e de outro lado tem saída para um aparelho analógico.
Ou seja, eles conseguem transformar telefones comuns em telefones IP. Há
também ATAs com saídas FXO, ou seja, você pode conectar um tronco
analógico nele e usá-lo como ponto de entrada de ligações da rede física
para sua rede VoIP.

Outro tipo de equipamento são as placas PCI, da Digium principalmente.
Possuem portas tanto analógicas (FXS e FXO) quanto digitais (E1 e T1).
Com essas placas você consegue mais flexibilidade em alguns pontos,
melhor qualidade da estrutura, mas, em compensação, paga mais caro.

Há também Gateways SIP com N-portas FXS ou FXO, ou ainda GWs SIP com
portas digitais.

Enfim, há muitos equipamentos. Todos basicamente interoperam através de
algum padrão de sinalização e compactação da voz. Aí é que entra nosso
Asterisk, o canivete suíço capaz de traduzir e integrar todos esse
padrões e ainda por cima jogar serviços agregados em cima disso.

Espero ter ajuda com sua dúvida.

Um abraço!

Carlos Eduardo Silva
Young Soluções em Informática