[AsteriskBrasil] Asterisk + Intelbras

alessandra silveira alessandra em rits.org.br
Quinta Dezembro 8 12:15:20 BRT 2005

-----Original Message-----
From: Alex Robertson <agr.listas em gmail.com>
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Date: Wed, 7 Dec 2005 17:49:52 -0200
Subject: Re: [AsteriskBrasil] Asterisk + Intelbras

> [...]
>
> 1- Uma posição de ramal (onde voce liga um aparelho de telefone) é uma
> porta FXS. A porta onde plugamos a linha (operadora) é uma porta FXO.
>
> 2- Uma FXS pode ser ligada a uma FXO
>
> 3- A configuração do Asterisk torna este entendimento mais confuso
> ainda porque ele parte do pressuposto que uma porta FXO precisa
> entender o outro lado. Então, para a porta FXS ele carrega o fxo_ks,
> por exemplo.
>
> Então, você deve ligar a porta FXO do seu asterisk em uma posição de
> ramal do seu Intelbrás. Ou ligar a porta FXS do asterisk na entrada de

EU acho q ja entendi sim , isso e meio confuso ate q vonce entende o que
acontece, mas pelos testes acho q entendi.

A minha placa te 2 FXS  2 FXO

O asterisk gera o sinal contrario na porta, certo ? como vc disse para a
porta FXS da placa o asterisk gera o sinal FXO (carrega o fxo_ks) , nessa eu
posso ligar o aparelho ...

Eu testei e foi legal ...

exten => 205,1,Dial(Zap/1,50)

Se eu ligo aqui do softphone para esse ramal 205, toca o aparelho ligado na
placa do asterisk .

Para a entrada FXO da placa onde o asterisk gera o sinal FXS (fxs_ks), eu
ligue a linha que estava conectada a um ramal.

Assim consegui ligar do softphone para um ramal do PABX .

exten=> 222,1,Dial(Zap/3/222,45,Tt)

Agora sao problemas com ruido, codecs, e fazer o inverso, ligar do  ramal
pabx para o softphone.

Se tiver duvidas , eu pergunto de novo.

Valeu mesmo!

Obrigada!