[AsteriskBrasil] Asterisk com H323 e Gatekeeper

Jose P. Leitao jose.leitao em oi.com.br
Sábado Dezembro 17 21:58:35 BRT 2005

Oi Edson, mais uma vez gostaria de deixar registrado o meu agradecimento pela sua atenção, vamos lá:
- De fato estou usando GnuGk;
- Depois de uma "detalhada" leitura na documentação percebi que estava configurando errado o meu gatekeeper, na parte de vizinho. Estava informando o "H323-ID" no lugar do IP do respectivo vizinho (mesmo quando declarado no campo Host), então foi trocar esse campo e comecei a enviar os respectivos LRQ.

Para ter certeza, que agora a coisa funcionaria, configurei dois Gatekeepers (dessa vez corretamente) e pude verificar que trocavam as mensagens corretas e consegui obter o IP correto do GW e fazer a admissão e a chamada foi completada com sucesso.

Agora comento contigo, que não deu certo registrar o GK remoto como EP permanente, mas é possivel que eu não tenha esgotado todas as possibilidades.

De qq forma o meu principal problema foi resolvido. Mais uma vez obrigado pela atenção.

Forte Abraço

José Leitão
  ----- Original Message -----
  From: Edson Gellert Schubert
  To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
  Sent: Monday, December 12, 2005 9:59 PM
  Subject: Re: [AsteriskBrasil] Asterisk com H323 e Gatekeeper

  Pelo que estou vendo, parece que estás usando o GnuGK... pois bem, prá fazer isto que vc quer, vc não precisa registrar o 'C' como 'vizinho'... basta configurá-lo como End-Point.... mas isto pode trazer algumas complicações no roteamento das chamadas.... verifique nas sessões RewriteE164 os ajustes necessários, mas não perca muito tempo entendendo os rewrites de in e out, pois estes são executados antes e depois de todo o processamento de roteamento das chamadas... ;) Defina o 'B' como 'pai' de toda esta tua rede... vai funcionar na boa....

  Edson.