[AsteriskBrasil] modem pci !!!

Concentro Marcas mauro em autcom.com.br
Quinta Dezembro 22 09:22:16 BRT 2005

Placas 'Ambient' & 'Motorola'

A respeito das placas fax-modem que funcionam com o Asterisk: O pessoal
fala muito dos chipsets Ambient e Motorola, mas eles na realidade são
meras interfaces entre o barramento PCI e a lógica que realmente faz o
trabalho: o par de chips Si3021/Si3012
(http://www2.silabs.com/public/documents/tpub_doc/dsheet/Wireline/Silicon_DAA/en/si3035.pdf)
ou Si3021/Si3014
(http://www2.silabs.com/public/documents/tpub_doc/dsheet/Wireline/Silicon_DAA/en/si3034.pdf).
São minúsculos, mas são eles que realmente fazem o trabalho. As placas
Digium TDM400P utilizam o chipset TigerJet 320
(http://www.tjnet.com/chips/tiger320.htm); os módulos FXO que são
conectados a esta placa utilizam o par Si3021/Si3012. Existem outros
modems com outros chipsets da própria Silicon, mas esses usam circuitos
de codec diferentes (normalmente o AC97), e não funcionam com nenhum
driver existente no asterisk. Desenvolver um driver desses é CARO. Toma
vários meses de um ou mais desenvolvedores de alto calibre e altos salários.

O grande problema dessas placas fax-modem compatíveis com o Asterisk é o
casamento de impedância, seja com linhas telefônicas (o que NÃO
recomendo por razões em nota abaixo), seja com ramais de centrais
telefônicas, ou ainda aos antigos eliminadores de plihas para LPs
(http://www.telerede.com.br/pilhas2.html ). Esse casamento é feito pela
'glue' (componentes discretos e respectivo circuito de interface) entre
o Si3012/Si3014 e os conectores RJ11; se vc. examinar os .pdf desses
chipsets, vai descobrir que padrão elétrico de telefonia é que nem
nariz: cada um (país) tem o seu... sem falar nos PABX convencionais.
Tem jeito de melhorar 'fuçando' em várias partes do arquivo wcfxo.c, (às
vezes chega ao ponto do ruído desaparecer, conforme a placa e PABX em
uso) mas não é garantido. O problema é de hardware e vai gerar ruídos
que vão 'vazar'.

Outro problema dessas placas é que elas não possuem nem DSPs nem codecs
avançados, deixando todo o trabalho de codificação/decodificação com o
processador, como acontece com toda interface 'burra'. Como o segundo
maior inimigo do VoIP é o delay (o primeiro são as operadoras adsl), vc.
deve pensar como um gamemaníaco: use sempre interfaces e periféricos que
tenham seus próprios processadores (inteligentes). O fato de uma ATA
(que é processada, tem dsp, codec, etc.) não estar no barramento do
micro e sim na rede não a torna absolutamente mais lenta, pelo
contrário: sua 'inteligencia' desafoga o processador do micro para
tarefas mais importantes do que fazer o trabalho dos outros além do
próprio. Adicionalmente, as melhores ATAs tem meios (limitados) de
'regular' a impedância e potência do sinal nas interfaces com os telefones.

Uma possível objeção à integração de ATAs FSX a posições tronco de
centrais telefônicas, é que isso impossibilita o direcionamento a ramais
internos; isso pode ser resolvido com a programação de uma 'mini-ura' no
extensions.conf que vai atender as chamadas entrantes, pedir o numero do
ramal desejado e então completar a chamada (na instalação do asterisk, o
'make samples' gera um extensions.conf com um demo de mini-ura muito
interessante :)

Quanto a interfaces E1, seu uso normalmente é o de conectar troncos E1
de operadoras de telefonia a PABX convencionais e/ou ATAs na rede
interna, onde a grande maioria dos dispositivos utilizam o mesmo codec
(g711). Conversão de protocolo não exige muito processamento, mas
conversão de codec sim.

Nota1: Uma vez que se está conectando elétricamente equipamento na linha
telefônica, esse precisa ser HOMOLOGADO. Pense bem: seu equipamento, ao
'pifar', pode causar danos a centrais caríssimas - a chance é remota
porém existe: um curto na fonte do micro pode chegar ao efeito de
'ligar' a linha telefônica numa tomada 110V - ou pior. É justo e lógico
que os proprietários dessas centrais exijam saber o nível de isolação e
a qualidade de qualquer coisa antes de ser conectada nas suas centrais.
Se vc. tiver o azar de danificar uma central dessas e sua interface não
for homologada OU sem nota fiscal OU de origem duvidosa, tenha a certeza
de que o departamento jurídico dessa operadora VAI TE ESFOLAR VIVO. Por
outro lado, se vc. estiver em ordem, eles não podem fazer nada.

Nota2: Testei um modem 5585 da Zoom por 1 mês; o aparelho em sí é muito
bom, o problema é a ausência de estrutura de distribuição e assistência
no Brasil (cancelei um pedido de 20 unidades após +2 meses (ou foram 3
?) de espera e fiz um de 20 LinkSys RT31P2 - que chegou em uma semana -
hoje são quase 40 RT31P2 espalhados pelo país mais uns 5 PAP2 na
distribuidora e 2 placas Digium TDM400 com 4 módulos FXO cada no nosso
escritório central. Minha satisfação é total e continuo comprando da
IPFone :).

Nota3: No meu início com o Asterisk, testei uma 'penca' de placas FXO;
as ÚNICAS (quase) isentas de problemas são as Digium TDM - fora que são
homologadas e podem ser adquiridas legalmente. Sim, muito mais caras,
mas de boa qualidade, são homologadas, com NF e garantia.

Nota4: Tenho um telefone VoIP da GrandStream... em uma frase: bonitinho
mas ordinário. Só uso prá testes; para produção o melhor é ATA mesmo.
Mea Culpa: comprei apesar dos avisos do Miklos.

Mauro Ferreira
Concentro Marcas Ltda.
Dpto. Informática