[AsteriskBrasil] Parabéns pelo artigo do MFC/R2 no site Zarzamora

Jose P. Leitao jose.leitao em oi.com.br
Terça Novembro 22 22:59:10 BRT 2005

Oi Thiago,
    obrigado pelo artigo, realmente eu senti necessidade de compartilhar com outras pessoas o que eu consegui graças a internet e muita coisas das listas e googles da vida!
    Bem se você baixar o último release do AAH 2.0 Beta 6, verá que ele está com o Kernel mais atualizado (CentOs 4.2) e que vem também com o A2Billing (penúltima versão). No script de instalação ele esquece de copiar algumas bibliotecas e por isso não funciona.
    Minha sugetão se você pretende instalar o AAH e A2 Billing e também usar o R2/MFC, faça o seguinte:
    No site do CentOS, baixe os 4 ISO e gere os CD's.
    Baixe o Asteriskathome.tar.gz 2Beta6 o ISO e gere o CD.

    Deste CD, retire o arquivo que esta na Raiz chamada ks.conf e edite-o (para poupar-te tempo, estou te mando em anexo), copie-o para um disquete.
    Dê boot pelo CD #1 do CentOS, quando aparecer o prompt do instalador, insira o disquete no drive e digite:

linux ks=floppy:ks.conf

    e enter,
    Isso irá formatar o HD e instalar apenas o CentOS, e mais alguns pacotes necessários para compilar o R2/MFC (libxml2-devel e gcc-++ ), além de criar os diretórios para instalar o AAH (/var/aah_load).
    Se a máquina tiver acesso a internet eu sugiro rodar

yum update

    ele irá atualizar o Kernel, para a última versão e algumas outras atualizações.

    Importante: depois disso reinicie a máquina!

    Agora você deverá extrair o "arquivão" asteriskathome.tar.gz  do CD do AAH e colocá-lo no diretório /var/aah_load, e então descompactá-lo.

    Para instalar o AAH rode o script:

cd /var/aah_load
./install_parts.sh

    Sente e espere.

    Vá no site do A2Billing e baixe a última versão e descompacte em /usr/src/a2billing e execute os seguintes comandos:

cd /usr/src/a2billing
tar xzvf $LOAD_LOC/Open_A2Billing_version_Raccoon.tar.gz

mv ./A2Billing_UI /var/www/html/a2billing
mv ./A2BCustomer_UI/ /var/www/html/a2customer
cp rates.inc /etc/asterisk/

cd ./A2Billing_AGI
cp a2billing.php /var/lib/asterisk/agi-bin/.
cp -r /usr/src/a2billing/A2Billing_AGI/libs_a2billing /var/lib/asterisk/agi-bin/.
cp  ./sounds/* /var/lib/asterisk/sounds/.
cp --reply=yes ./sounds/en/* /var/lib/asterisk/sounds/.

Agora o seu A2Billing está atualizado.
    Bem para o R2/MFC, pode seguir a receita do artigo que você leu, mas vou precisar atualizar o patch do Makefile, pois não irá funcionar para a versão que vem no AAH2 Beta6.

    Quanto ao A2Billing, eu apanhei um pouco, mas o segredo é o seguinte:

1 - criar os trunks;
2 - criar o rate card e depois definir valor para um determinado destino -> associar esse rate card a um trunk
3 - criar o grupo de tarifação (e adicionar a tarifa que você criou anteriomente)
4 - criar os cartões
5 - criar ramais SIP ou IAX (opcionais)
6 - se desejar um esquema de pré-pago - você pode fazer a autenticação pelo Calling ID ao invés do PIN, mas você vai ter que alterar no /etc/asterisk/a2billing.conf
7 - Se autenticar pelo calling ID, edite o cartão e adicione o Calling ID.

8 - crie no extensions_custom.conf  um contexto (ou descomente o que está nele)

O ramal que cair naquele contexto irá chamar para executar o DeadAgi do A2billing.php, irá ouvir uma mensagem dizendo os créditos (ou vai pedir o PIN) e depois vai pedir o número (que poderá ter sido passado no ato da discagem - mas você precisa alterar no a2billing.conf), vai calcular e informar o tempo da chamada e irá completar.
Faltando 60 segundos irá tocar uma mensagem dizendo que falta 60 segundos. Faltando 30 segundos, idem. Se insistir a chamada termina e praticamente zeram os créditos.

UFA!!!

Acho escrevi demais, está quase um tutorial -acho vou colocá-lo na lista para ajudar os demais.

Forte Abraço!

José Leitão