[AsteriskBrasil] reinvite ??

Erivan Pereira voip em icmp.com.br
Domingo Abril 2 00:39:32 BRT 2006

Fernando Gomes wrote:

> Paulo,
>
> Procure no voip-info.org por canreinvite.
> Basicamente serve para os telefones IP conversarem diretamente sem a
> intermediação [de voz] do servidor Asterisk.
> O servidor continua intermediando sinais de controle, o RTP, normalmente.
>
> Colocar canreinvite no sip.conf não significa que o telefone IP poderá
> convidar outro telefone IP diretamente.
> Depende do que o STUN server informar ao telefone IP, etc, etc.
> Escrevi um post nesta lista sobre isso. Procure por STUN e reinvite e
> vc deve encontrar.
>
> Fernando Gomes
> [...]
Oi, Paulo

Estou usando aqui  reinvite para tentar conseguir peer to peer entre  os
clientes do meu servidor Asterisk, utilizando reinvite=yes obtive
sucesso de ATA para ATA com  g729a, e de x-lite para x-lite  com gsm.
Com o x-lite consigo fazer chamadas para PSTN com o tráfego de rtp
passando diretamente entre o cliente e a Varphonex sem nemnhum
problemas, mas com as ATAS usando 0 g729 não tá funfando ainda.
De qualquer forma vou colocar aqui as minhas configurações para se ter
uma idéia, assim que eu concluir posto  todo o material aqui.
Ainda não sei por que não funciona com as ATAS se alguém souber poste
por favor.

Atenciosamente,
Erivan Pereira

sip.conf

register => XXXXX:*****@sip.varphonex.com/XXXXXXX ; saida para PSTN

[icall_br]
username=XXXXXX
context=default
type=peer
secret=******
nat=yes
canreinvite=yes
reinvite=yes
host=sip.varphonex.com
port=5060
fromuser=xxxxxx
fromdomain=sip.varphonex.com
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
allow=g729
allow=gsm
allow=ulaw
allow=alaw
allow=ilbc

;X-lite funciona perfeito de x-lite para x-lite e de x-lite para PSTN
[7005]
context=default
type=friend
accountcode=7005
regexten=7005
username=7005
secret=********
callerid=7005
host=dynamic
nat=yes
canreinvite=yes
reinvite=yes
disallow=all
allow=g729
allow=gsm
allow=ulaw
allow=alaw
allow=ilbc
allow=g723

;ATA PAP2 e HT496 - De ATA para ATA ok, mas de ATA para PSNT nada ainda!!
[7004]
context=default
type=friend
accountcode=7004