[AsteriskBrasil] modens

Andre Ruiz andre.ruiz em gmail.com
Segunda Abril 3 14:56:37 BRT 2006

Olá Pessoal,

A questão não é a marca e/ou qualidade do modem, mas sim o tipo de
hardware que ele tem. Os winmodems são pouco mais que placas de som
adaptadas para a linha telefônica, e o software é que faz todo o
trabalho sujo, colocando e tirando áudio da linha, e processando o
áudio ele mesmo. Assim, fica fácil para fazer um driver pra usar a
placa para voz ao invés de dados. Existem 2 modems suportados, um
motorola e um intel (tenho um de cada). Provavelmente todos os outros
também poderiam ser usados, bastaria adaptar o driver.

Já num modem dos antigos, a coisa é diferente. A parte da modulação e
demodulação fica lá no modem, e eles se comunicam com o micro via
porta serial (mesmo os ISA/PCI internos, eles criavam uma serial e
ficavam atrás dela) que trafega apenas bits, não áudio. Os externos,
nem precisa dizer nada.

Alguns modems dos antigos tem suporte a VOICE, e com o software
apropriado podem fazer uma boa secretária eletrônica, mas nada muito
mais que isso. Problema: a grande maioria deles é half-duplex, pra
baratear custos.

Outro problema, um pouco mais grave, é que os modems são obrigados a
enviar a voz pela porta serial, então eles digitalizam e compactam,
usando uma codec própria (cada fabricante inventou a sua). Esses dados
geralmente são apenas recebidos pelo software e guardados em arquivo
no seu HD. Mais tarde você tem a opção de tocar o recado no próprio
modem (o que faz com que a codec seja indiferente, já que ele mesmo
criou ele saberá tocar) ou tocar no software do fabricante, que sabe a
codec (mas geralmente é binary only). É isso que o software Vgetty do
linux fax, ele dá os comandos AT pra colocar o modem em voice, pega os
dados e joga em arquivo, e mais tarde toca mandando de volta, mas não
sabe o que está gravado. Ele tem suporte local à codec RMD usada nos
USRobotics, mas pra vários outros modems não tem.

Pra fazer um driver desses pra asterisk, teria que se programar cada
uma dessas codecs, e ainda ficaria ruim por causa do half-duplex. Já
li nas listas o pessoal dizendo que tentou fazer, um até disse que
conseguiu, mas não sei se isso saiu no zaptel oficial. Sinceramente,
acho uma perda de tempo, por causa das limitações.

Abraços,
andre

--
Andre Ruiz  <andre.ruiz em gmail.com>