[AsteriskBrasil] Ajuda aos iniciantes

Keny Schmeling kenyhs em optinfo.com.br
Terça Abril 4 09:15:01 BRT 2006

Não vou querer começar um flame war (http://pt.wikipedia.org/wiki/Flame_war), mas vou ter que levantar um ponto que eu acho meio desagradável.

Vejo nesta lista que os novatos têm certos problemas.
Um ou outro participante de lista não tem o dom ou não tem paciência de ajudar o próximo. Ou, além disso, simplesmente gosta de provocar.

Gostaria de saber, novato não tem direito de perguntar?
Novato tem que saber de tudo?
Novato não pode recorrer a lista para tirar uma dúvida no qual pode ser encontrado no Google?

Muitas vezes eu recorro a lista e ao mesmo tempo vou procurando na internet.
Participo de diversas listas, dentre elas a do Debian. As vezes eu respondo a minha própria pergunta, porque ela pode ajudar outra pessoa.

Alguém a pouco tempo perguntou sobre os prompts em português. Eu tinha feito esta mesma pergunta e como obtive boas repostas eu armazenei o e-mail para futuras consultas. Hoje enviei a resposta novamente para lista para tirar a dúvida de outro colega.

O QUE É QUE CUSTOU PARA MIM?
30 SEGUNDOS DA MINHA VIDA?

Melhor que gastar 30 segundos escrevendo uma mensagem falando para o fulano acessar o google, ciclano acessar o histórico da lista e tudo mais.

Penso assim, se não quer ajudar, não responda a mensagem.
Responda se tiver algo que realmente vai ajudar.

É que nem um comentário que surgiu na lista do Debian. Um novato começou a apanhar para instalá-lo (Modo gráfico) e um participante da lista mandou ele voltar para o Windows.

Comentários deste tipo poderiam ser descartados...

Fica aki registrado o meu desabafo.

          Keny Hayakawa Schmeling
      Diretor Comercial/Administravivo
              Tel: 5566-1465