Re: [AsteriskBrasil] modelo de interligação

Andre Ruiz andre.ruiz em gmail.com
Quinta Abril 6 13:59:17 BRT 2006

Carlos,

Basicamente ele junta dados de um monte de gente num pacote só e manda
pacotes maiores, evitando mandar headers desnecessários. Quando tiver
uma pessoa só usando, ele é igual o normal, pois ele não pode enviar
pacotes maiores nesse caso por causa da latência. Mas com várias
pessoas usando em paralelo, ele pode mandar pacotes pequenos pra cada
uma mas juntar de diferentes usuários num só pra economizar no
tráfego, ainda com baixa latência pra cada um. Só faz sentido entre
asterisks, pois é raro um mesmo softfone ter vários canais simultâneos
para o mesmo server, mas é possível habilitar isso em qualquer peer, é
apenas um comportamento do protocolo IAX2. Para ligar, basta usar
"trunk=yes" na definição do peer e ele começa a juntar tudo o que ir
pro mesmo lugar.

andre

On 4/6/06, carlos Azevedo <cazevedo1000 em yahoo.com.br> wrote:

> Aproveitando o assunto amigos, eu nunca entendi esse modo trunk que pode ser
> utilizado no IAX.
>
> Alguém poderia me dar uma dica de como implantá-lo?
>
> Obrigado.
>
> Alex Robertson <agr.listas em gmail.com> escreveu:
> Se a banda desponível for um problema, uma vantagem considerável de
> ter um asterisk em cada ponta é poder utilizar o IAX2 em modo Trunk. A
> economia de banda é significativa se houver bastante ligações
> simultâneas.
>
> []s
> Alex Robertson

> [...]

Curitiba, PR, Brasil