RE: [AsteriskBrasil] Utilização do Asterisk@home - ERA Servidor DELL - Asterisk

Luiz Henrique Gomes lhgomes em treynet.com.br
Quarta Abril 12 09:08:31 BRT 2006

>Porque configurar pela interface web requer muito exercício de advinhação e
configurar na mão acaba por "quebrar' o
>funcionamento web
>- principalmente porque muitas funções "avançadas" não estão disponíveis
via web.

>Um exemplo: você tem um E1 com um tronco chave para o departamento
comercial e outro para a área técnica. Eles tem
>diferentes horários de funcionamento. Isso não é feito via web. Se fizer na
mão e fizer qualquer alteração via web, apaga
>o que fez na mão. Enfim, excelente pra quem começou ontem. Péssimo para
quem começou anteontem e quer algo mais
>"profundo".

Caio, me desculpe, mas acho que você está enganado. O Asterisk em home nada
mais é do que um pacote de outros aplicativos instalados sobre o CentOS
(distribuição "idêntica" ao Fedora).

Nesta sua análise, você deve estar se referindo ao AMP (Asterisk Manegement
Portal), agora chamado FreePBX que é o aplicativo que gera os arquivos de
configuração do asterisk. E mesmo sobre o AMP acho que você está enganado. A
função deste aplicativo é disponibilizar ao usuário leigo, ou seja, aquele
que não está acostumado à mexer em linux, a possibilidade de criação de
novas extensões, alteração de rotas, criação de filas de atendimento e tudo
mais que o AMP oferece. Na minha opnião, isto só não é interessante para
alguém que quer ter sob seu domínio todas as alterações no Asterisk,
centralizando tudo sob sua responsabilidade.

Quanto ao AMP apagar as alterações feitas "na mão", você deve ter observado
que existem três arquivos distintos para cada configuração desejada, Ex:

Extensions.conf
	- Guarda as macros definidas pelo AMP
	- Não é sobrescrito

Extensions_additional.conf
	- Guarda as configurações definidas pelo AMP
	- É gerado e sobrescrito pelo AMP

Extensions_custom.conf
	- Guarda as configurações definidas pelo programador
	- Não é sobrescrito

Sendo assim, quando você desejar fazer alguma alteração "avançada" no
sistema utilize os arquivos *_custom.conf, pois eles não são sobrescritos
pelo AMP. Você também pode mexer nos arquivos *.conf, mas tenha certeza do
que está fazendo, senão trava mesmo. Agora, mexer nos arquivos
*_additional.conf é perda de tempo.

Luiz