[AsteriskBrasil] Bloqueador E1 de chamadas aa cobrar

Andre Ruiz andre.ruiz em gmail.com
Segunda Abril 17 16:27:18 BRT 2006

Problema clássico.

No E1 tradicional, você pode fazer o "duplo atendimento", que consiste
em atender, desligar e atender denovo. Se for a cobrar, a ligação cai,
se não for, ela se mantém durante o desligamento.

Isso funciona mesmo nos E1s de operadoras ligados diretamente no
asterisk. Só não me pergunte como configurar o asterisk pra fazer
isso, eu sei que com PABX dá.

No caso de VoIP, o problema é mais complicado: se você desligar, cai a
ligação, sempre. O bloqueio de ligações a cobrar para troncos SIP
geralmente é feito do outro lado (na GVT nós bloqueamos na switch
antes de encaminhar, a pedido do cliente). O lado chato é que antes o
próprio cliente tinha autonomia pra mudar a configuração de cada
ramal, agora ele tem que ficar abrindo chamado e nós executamos o
serviço aqui dentro.

andre

--
Andre Ruiz  <andre.ruiz em gmail.com>