[AsteriskBrasil] Equipamentos VOIP

Allan D. Piske zyryz em terra.com.br
Segunda Abril 17 18:09:54 BRT 2006

Para usar o asterisk:
-2 computadores (asterisk)
-2 placas X100P ( modem com chipset Ambient MD3200 )

Porem .. vc nao tera muita funcionalidade nesse cenario.
Ficaria mais barato utilizar um provedor voip que tenha ligacoes voip-voip
gratis
e utilize 2 ATAs FXO como o HT488 por exemplo.

Com os ATAs vai acontecer o seguinte

[seu ramal]--[pabx]---[ramal voip]=====[porta fxo]----[internet/provedor
voip]-----[porta fxo]----[pabx2]-----[ramal destino]

1)vc liga para o numero do ramal voip
ex: 29
2) ele vai te dar um tom de discagem
3) vc disca o numero da conta voip de destino
ex: 002999
4) o ATA no destino atende e fornece novo tom de discagem
5) Voce disca o numero para acesso a porta FXO
ex: 000
6) Voce recebe novo tom de discagem do PABX de destino e disca o numero do
ramal ou codigo para puxar linha do pabx.
ex: 21
7) Vc fala com seu destino.

Pois é .. ta meio complicado né.

Com asterisk ficaria assim

[seu ramal]---[pabx]----[ramal asterisk]====[porta
fxo]--[asterisk]-------[internet]------[asterisk2]---[porta
fxo]===[pabx2]---[ramal destino]

*no caso porta FXO é a placa MD3200 no asterisk. ( ou algum ATA FXO ligado
ao asterisk )

1) vc disca do seu ramal para o ramal do asterisk
ex: 29
2) o asterisk atende essa chamada e te da uma mensagem dizendo para discar
para o numero de destino
3) vc disca a opcao ou numero desejado
4) o asterisk verifica o dial-plan para ver para onde esse numero deve ser
encaminhado
5) supondo que vc discou o numero attribuido como de um ramal no pabx2 ex:
2221 ( ramal 221 )
o asterisk entra em contato com o asterisk de destino
6) o asterisk de destino atende a chamada, e verifica o dialplan e o CID e
DID.
caso o DID nao seja encontrado o asterisk toca uma mensagem, que vc pode
personalizar pedindo para discar um ramal ou opcao por examplo
7) o DID é encontrado e a chamada é feita usando o canal ZAP/1 para o
destino 221
8) o ramal de destino toca e a chamada ja esta ativa.

Muito mais pratico nao?
vc ainda pode incluir planos de numeracao voip dentro do asterisk para fazer
chamadas DDD e DDI usando um ou mais provedores voip
ex: pode tambem cadastrar um numero para receber chamadas voip de outros
destinos.

Bom, ta explicado como pode ser feito ( na minha visao )
cenario 1 é mais barato mas pouco pratico
cenario 2 é muito mais pratico mas tem um custo mais elevado

Estou a disposiçao para qualquer duvida, porem me disponho a oferecer meus
serviços atraves de remuneraçao.
(suporte telefonico, desenvolvimento do projeto, implementacao, terminacao
PSTN,etc)

Att,

Allan D. Piske
ZyRyZ Networks