[AsteriskBrasil] iaxmodem+hylafax (era Erro ao compilar asterisk com fax)

Eliphas Levy Theodoro eliphas+astbrasil em gmail.com
Terça Abril 18 11:53:02 BRT 2006

Leia a documentação do iaxmodem (fácil) e do hylafax. O hylafax é MASSA.

Vai lá uma tentativa de howto:

Também uso o winprint-hylafax pra windows, que é um "driver" de
impressão que permite enviar fax direto das estações windows.

http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk+IAXmodem
http://www.hylafax.org
http://iaxmodem.sf.net
Esse post aqui dá uma boa detalhada:
http://blog.julianmenendez.es/asterisk-hylafax-iaxmodem

O hylafax eu peguei em RPM mesmo, uso o FC5:
ftp://ftp.hylafax.org/binary/linux/redhat/RPMS/i386/hylafax-4.2.5-1fc5.i386.rpm

Instalei ele e as dependências.

O iaxmodem atual tá mais fácil do que o blog fala:
http://prdownloads.sourceforge.net/iaxmodem/iaxmodem-0.1.3.tar.gz?download

Aí é de acordo com o manual (compilo estático pra não arriscar
incompatibilidade de lib):
cd lib/libiax2; ./configure; make
cd ../spandsp; ./configure; make
cd ../..
./build static

Instalando o binário e o initscript do iaxmodem:
cp iaxmodem /usr/local/sbin/
cp iaxmodem.init.fedora /etc/init.d/iaxmodem
chkconfig --add iaxmodem

Botando as configurações dos modems para o hylafax:
cp config.ttyIAX /var/spool/hylafax/etc/config.ttyIAX
cp config.ttyIAX /var/spool/hylafax/etc/config.ttyIAX2

Criando as configurações de autenticação no asterisk para o iaxmodem:
mkdir /etc/iaxmodem
cp iaxmodem-cfg.ttyIAX /etc/iaxmodem/ttyIAX
cp iaxmodem-cfg.ttyIAX /etc/iaxmodem/ttyIAX2

Adiciona duas linhas no inittab para o faxgetty ficar monitorando os
dois "modems"...
fax1:2345:respawn:/usr/sbin/faxgetty ttyIAX
fax2:2345:respawn:/usr/sbin/faxgetty ttyIAX2

Adiciona os ramais IAX no asterisk (iax.conf)
[fax1]
type=friend
host=dynamic
username=fax1
secret=fax1
auth=md5
context=default ; coloque um contexto que permita discagem, se quiser
enviar fax.
notransfer=yes
disallow=all
allow=slin

(adicione mais um como fax2)

Alterar o dialplan para receber chamadas de fax:
[default]
exten => s,1,Answer
exten => s,n,Wait,1
exten => s,n,Flash
exten => s,n,Dial(alguem)
exten => s,n,HangUp
exten => fax,1,Dial(IAX2/fax1&IAX2/fax2,5,r)
exten => fax,102,PlayBack(astcc-isbusy)
exten => fax,n,HangUp

; Para "transferir para o fax":
[ramais]
exten => 299,1,Dial(IAX2/fax1&IAX2/fax2,5,r)
exten => 299,102,PlayBack(astcc-isbusy)
exten => 299,n,HangUp

Alterar o zapata para fazer a detecção de fax entrante:
faxdetect=incoming

edita os dois arquivos no dir /etc/iaxmodem e configure para os dois
ramais, fax1 e fax2
(notem que eu coloquei dois ramais de fax, ajuda pra teste em loop)

Agora é iniciar o bicho e descobrir algo que eu esqueci de colocar aqui ;)

service iaxmodem start
(verifica se os dois ramais registraram no console do asterisk)

service hylafax start

telinit q
(relê o inittab para iniciar os faxgetty)

Bom, agora é enviar um fax para o seu asterisk. O hylafax tem tudo pra
isso, e você pode também usar o winprint-hylafax pra imprimir via
windows (ele pergunta pra qual número você quer mandar e talz.)

HTH,
--
Eliphas