[AsteriskBrasil] Asterisk com PostGres

Huander Leão huander em gmail.com
Quarta Abril 19 15:46:49 BRT 2006

Rapaz, eu já tinha olhado este site... segui todos os passos mas nada
funciona... rsrs

Vamos por parte para ver se você ou algum outro colega pode me ajudar!

- Primeiramente estou utilizando o Asterisk em home, mas já atualizei o
Asterisk para versão 1.2.7.1
- Instalei o PostGres, tudo funcionando!
- unixODBC, este tive um pouco de trabalho e nao tenho certeza se ele
está funcionando, pois nao sei como testar! Estou tentando forçar o
teste já no Asterisk, mas a configuração dele esta a seguinte:
---------------------------------
Arquivo /usr/local/etc/odbc.ini

[PostgreSQL]
Description         = Test to Postgres
Driver              = PostgreSQL
Trace               = Yes
TraceFile           = sql.log
Database            = nick
Servername          = localhost
UserName            = postgres
Password            = 200681
Port                = 5432
Protocol            = 6.4
ReadOnly            = No
RowVersioning       = No
ShowSystemTables    = No
ShowOidColumn       = No
FakeOidIndex        = No
ConnSettings        =

Arquivo /usr/local/etc/odbcinist.ini

[PostgreSQL]
Description             = PostgreSQL driver for Linux & Win32
Driver                     = /usr/local/lib/libodbcpsql.so
Setup                     = /usr/local/lib/libodbcpsqlS.so
FileUsage               = 1
UsageCount            = 5
---------------------------------

Quanto ao odbc algo errado?? Preciso fazer mais alguma coisa??

Depois disto tudo vamos a configuração do Asterisk, sendo que alterei
os arquivos:

Arquivo /etc/asterisk/cdr_odbc.conf

;cdr_odbc.conf
;
[global]
dsn=asterisk
username=postgres
password=200681
loguniqueid=yes
dispositionstring=yes
table=cdr
usegmtime=no

----------
******Neste arquivo fiquei com muita dúvida em qual seria o dsn (Ainda
nem sei o que é isto)... quanto ao usuário e senha coloquei os de
acesso ao Postgres... é isto mesmo?

Arquivo Arquivo /etc/asterisk/res_odbc.conf
[Astterisk]
dsn => asterisk
username => postgres
password => 200681
pre-connect => yes
-------------
******* Mesmo caso coloquei o usuário e senha de acesso ao banco

Arquivo /etc/asterisk/modules.conf  Acrescenti as linhas
[global]
preload => res_odbc.so
preload => res_config_odbc.so

------------------------------------

Arquivo /etc/asterisk/extconfig.conf

[settings]
sipusers => odbc,asterisk,sip
sippeers => odbc,asterisk,sip
voicemail => odbc,asterisk,voicemail
extensions => odbc,asterisk,extensions
--------------------------

Arquivo /etc/asterisk/sip.conf

[general]

port = 5060           ; Port to bind to (SIP is 5060)
externip=huander.no-ip.org
bindaddr = 0.0.0.0    ; Address to bind to (all addresses on machine)
localnet=192.168.1.0/255.255.255.0
nat=yes
disallow=all
allow=gsm
;allow=g729
allow=ulaw
allow=alaw
context = from-sip-external ; Send unknown SIP callers to this context
callerid = Unknown
language=br
rtcachefriends=yes
 ------------

E no arquivo extensions.conf

[ramal]
switch => Realtime/@

Pronto até temos as os arquivos configurados... Agora quando entro no
asterisk e realizo o comando:

asterisk1*CLI> cdr status
CDR logging: enabled
CDR mode: simple