[AsteriskBrasil] Utilizar SMTP externo

Luiz Henrique Gomes lhgomes em treynet.com.br
Sexta Abril 21 16:00:46 BRT 2006

>Procurei no voicemail.conf, mas não tem nada que consta de
>como utilizar um smtp alternativo que não seja o sendmail.
>Ex. smtp.uol.com.br, é possível fazer dessa maneira?

Esta pergunta não é referente ao Asterisk e deveria ser feita em uma lista sobre linux ou sobre o sendmail, mas como eu sei a resposta pega aí:

1- Edite o arquivo /etc/mail/sendmail.mc

Procure pela linha "dnl define(`SMART_HOST',`smtp.your.provider')" e inclua logo abaixo dela as linhas abaixo:
define(`SMART_HOST',`seu.provedor.com.br')dnl
TRUST_AUTH_MECH(`SSAPI DIGEST-MD5 CRAM-MD5')dnl
define(`confAUTH_MECHANISMS',`SSAPI DIGEST-MD5 CRAM-MD5')dnl
define(`confDEF_AUTH_INFO',`/etc/mail/auth-info')dnl

2- Crie o arquivo /etc/mail/auth-info com o seguinte conteúdo:
usuario
usuario
senha
domínio (Ex.: uol.com.br)

3- Instale o pacote sendmail-cf
Ex: "yum install sendmail-cf" ou "apt-get install sendmail-cf"

4- Entre no diretório /etc/mail e execute o comando "make"

5- Entre no diretório /etc/init.d e execute o script "./sendmail restart"

6- Envie um e-mail de teste e acompanhe o log com "tail -f /var/log/maillog"

7- Cruze os dedos e boa sorte :)

Luiz Henrique Gomes
Gerente de Projetos
TreyNet Consultoria