[AsteriskBrasil] Transito

Celso Fassoni celso.fassoni em gmail.com
Segunda Agosto 7 09:34:22 BRT 2006

Diógenes,

Entendi o que você pretende fazer porém acredito que o termo "trânsito" não
seja o mais apropriado. "Trânsito" são as centrais das redes das operadoras,
normalmente fixa, que por estarem em determinada configuração e
posicionamento na rede, não possuem assinantes conectados, apenas
transportam as chamadas de uma central local para outra. O que você pretende
fazer se enquadra mais como um gateway, equipamento que é destinado a
interconectar redes de tecnologias diversas.

Fiz a seguinte configuração no passado que funcionou muito bem:

1) Ponta A - Operadora -> E1/ISDN -> Asterisk -> Voip/H323 -> Router Cisco
-> E1/R2 -> PABX Cliente - Ponta B
 2) Ponta A - Operadora -> E1/R2 -> Asterisk -> Voip/SIP -> Router Cisco ->
E1/R2 -> PABX Cliente - Ponta B

A sinalização, por exemplo, ocupado, assinante livre, eram transportadas sem
maiores problemas da ponta B para a A. Porém na 2a opção a demora na troca
de sinalização devido ao R2 inviabilizou totalmente a solução.

Espero ter ajudado.

Celso