[AsteriskBrasil] Ambiente de Teste

Caio Pato caiopato em gmail.com
Segunda Agosto 7 20:20:55 BRT 2006

On 8/7/06, Nilson Deitz <nilsondeitz em yahoo.com.br> wrote:
> Gostaria de implementar esta nova tecnologia e
> vou montar um ambiente de teste com o Asterisk
> Alguem poderia me ajudar discriminando todo o
> aparato que terei que ter para montar um IPBX com
> pelo menos 10 pontos.

1) Computador com pelo menos 1 porta de rede e 1 leitor de CD (não
precisa de mouse, nem teclado, pode pegar um monitor emprestado);
2) Software - qualquer linux como ubuntu, mandriva, debian etc;
3) Hub ou switch - com pelo menos x+1 portas, onde X é o número de
aparelhos a serem usados conforme item 6);
4) Cabos de rede - x+1 pelo menos;
5) Energia elétrica - x+2 tomadas, dependendo da configuração;
6.1) ATAs com duas portas (5) OU
6.2) ATAs com uma porta (10) OU
6.3) Telefone VoIP (10)

Note que eu não coloquei monitor na sua configuração, já que ele não
será tão necessário assim. Caso coloque um monitor, veja se o
computador do item 1) tem uma tomada. Caso não tenha, acrescente mais
uma tomada no item 5).

Se você utilizar o monitor, talvez queira também um teclado. Nesse
caso, teclado não usa tomada de força, então não precisa alterar o
item 5). O asterisk NÃO gosta de ambiente X, portanto, mouse é
dispensável. Se quiser colocar um mouse, ele não precisa de tomada de
rede. Então não altere o item 5).

Dica muito boa: http://google.com/
Digite naquele "retangulo" que vai aparecer a frase que você gostaria
de ter respondida. Ai você aperta o botão "pesquisar". Vai aparecer um
monte de links. Leia um por um. Terá várias respostas para suas
perguntas mais básicas.

Compre também TODOS os livros que você encontrar sobre o asterisk. São
úteis, muito úteis. Requer, porém, boa vontade, pois no livro você
encontra respostas, mas nem sempre adianta perguntar porque o livro
não responde. O livro ensina a pescar, nunca traz o peixe assado.