[AsteriskBrasil] Asterisk vs SER

Hugo hugotodalista em gmail.com
Quarta Agosto 16 13:38:21 BRT 2006

Ola a todos da lista. Estou implementando uma rede VoIP (matriz e filiais)
na empresa que trabalho. Ja possuo de fato um serviço Asterisk funcionado
bem. Porem lendo  em varios artigos e conversando com outras pessoas  da
area (como Andre da lista) vi que implementar um SER(ou OpenSER) em conjunto
com meus * poderia me render bons resultados. Sei que este assunto ja foi
colocado na lista (ja vi os historicos) e tb ja li diversos artigos
(sobretudo do voip.info), mas nehuma resposta "concreta" foi mencionada.

Fico na duvida se realmente um proxy "nativo" como o SER eh valido ao inves
de se ter uma rede controlada pelo (back to back ua) Asterisk, visto que a
minha rede funciona bem quando agrego ao * AGI, Real Time, ... Quais sao os
reais ganhos da interacao entre o * e SER? O SER gera CDR nativo?

Obrigado a quem puder me auxiliar.