[AsteriskBrasil] Ligações para Tel. Convencional

Claudio Polegato Junior cpolegatojr.asterisk em gmail.com
Segunda Agosto 28 12:03:23 BRT 2006

Evandro . escreveu:

> Olá, sou novo no ramo..  montei um Servidor Asterisk aki na empresa e
> consigo falar internamente pelo SoftPhone X-Lite,   queria saber quais
> os primeiros passo que devo seguir para conseguir fazer uma chamada
> para um Telefone Convencional !    Agradeço desde já!

Olá,

  Para fazer ligações você precisa de placas especiais para conectar-se
à linha telefônica analógica (FXO) ou à linha telefônica digital (E1).
Aqui no Brasil tem Digivoice que fabrica. A Digium, empresa do
criador/mantenedor do Asterisk, foi criada exatamente para lucrar com
essas placas. Alguns modens (Ambient MD3200, Motorola 62802-51, Motorola
62802-52, Intel 537UG e Intel 537EG) se comportam como FXO reconhecida
pelo Asterisk.
  Uma outra opção é contratar um operadora VoIP que fará a ligação e
você apenas precisa "conectar" seu Asterisk no deles. Seria como
contratar um operadora de telefonia. A grande diferença é número para
receber ligação (DID) via Asterisk, pois precisa contratar à parte.

  Já mandei um e-mail com isso, mas vai ae de novo:

 Há um tempo atrás me aventurei no Asterisk e venho consumindo migalhas
de informações para instalar e configurar o Asterisk no Debian Etch
(opção minha). Nessa empreitada, fui fazendo um passo-a-passo de tudo
que eu fiz, inclusive para eu não me perder e tiver que começar do zero
novamente.
 Estou criando uma página pessoal bastante simples com links para tudo o
que venho desenvolvendo e/ou testando junto ao Linux. Está bem no
comecinho, mas já da para ver a simplicidade e minha forma direta de ser
(curto e grosso). Aceito sugestões, dicas, arquivos de configuração e o
que puder ajudar para melhorar este passo-a-passo.
 Acessem e confiram a seção do Asterisk:

http://cpolegatojr.no-ip.org

 Consegui três modens para testar o Asterisk, um de cada modelo de
funciona com o mesmo. Porém um deles, um Motorola 62802-51 não funcionou
por problemas de IRQ. Testando no Windows apresentou o mesmo problema e
um mensagem relatando poder ser um conflito de IRQ. Uma observação é que
este modem foi retirando de um computador antigo com Windows 98 e
funcionava lá normalmente. Em todos os casos, a dica era trocar a placa
de slot PCI, porém minha placa mãe somente tem 3 slots PCI e em nenhum
deles apresentou funcionar como devido. Estou disposto então a vender
esta placa para cobrir as despesas que tive, que foram de R$ 50,00.
Então posso enviar esta placa para quem quiser testar por R$ 10,00
(envio, embalagem e coleta). Funcionando, a pessoa paga o restante ou
devolve se não for de interesse. Não funcionando, a pessoa devolve. No
caso de devolução, as despesas de ficam por conta do interessado. A foto
do modem encontra-se num link da página acima. Alguém se interessa?

--
Atenciosamente

           Claudio Polegato Junior

           Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região
           Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP
           Engenheiro Computacional - USP
           Engenheiro Eletrônico - USP