[AsteriskBrasil] Ligações para Tel. Convencional

Claudio Polegato Junior cpolegatojr.asterisk em gmail.com
Segunda Agosto 28 13:01:33 BRT 2006

Olá,

  Estou mandando para a lista também, espero que não se importe.
Repostas no corpo do e-mail.

Prof. Ms. Marcelo Martins Laffranchi escreveu:
> Se eu instalar um servidor Asterisk, interligado com meu PABX ( linha
> telefonica analogica), é possível que as pessoas façam ligações para meus
> números VOIP, sem custo para essas pessoas (como por exemplo um num 0800)?

  Com seria esta interligação? As linhas telefônicas entram no Asterisk
e depois liga-se ramais do Asterisk nas entradas no PABX ou as linhas
telefônicas entram no PABX e depois liga-se ramais deste PABX no
Asterisk? No segundo caso, é preciso fazer testes para ver se os
Asterisk é capaz de identificar a sinalização deste PABX.
  Números VoIP fica mal entendido. Números de telefones padrões que
recebem ligações e as encaminham para seu Asterisk (ou telefone IP) via
Internet (DID) são fornecidos por operadoras VoIP licenciadas para tanto
junto à Anatel e acho que não existe DID 0800, pelo menos nunca ouvi
falar. "Números" SIP (AIX segue mais ou menos a mesma idéia) é um número
(ou apelido para este número) que teria mais ou menos a idéia de e-mail,
isto é, você pode ligar de um telefone SIP (software: Ekiga, kphone,
linphone, etc ou hardware) para sip:fulando em servidor.com.br e o telefone
SIP dele tocará, valendo o contrário, isto é, se alguém de um telefone
SIP ligar para sip:voce em lugar.com.br o seu telefone SIP tocará. Esta
idéia é de um telefone para outro como na telefonia comum e, como na
telefonia comum, se quiser vários SIP (não é bem assim, mas a idéia é
essa) e distribuir para vários ramais, precisará de um PABX - o Asterisk.
  Operadoras VoIP e Asterisk trabalham tanto com número SIP/AIX/H323
(VoIP) como PSTN (telefonia convencional). Para ligar seu Asterisk na
PSTN precisará de hardware para isso. Para VoIP, basta a Internet.
> E para que eu possa realizar ligações externas usando meus numeros VOIP, eu
> preciso contratar um serviço de VOIP externo, para ligar meu servidor
> Asterisk?

  Você não usa números VoIP para fazer ligações externas. Ou liga de seu
telefone SIP/IAX/H323/etc diretamente ou via sua operadora de VoIP e/ou
seu Asterisk, que se encarregam de fazer o resto, desde que aptos para isso.

--
Atenciosamente

           Claudio Polegato Junior

           Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região
           Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP
           Engenheiro Computacional - USP
           Engenheiro Eletrônico - USP