[AsteriskBrasil] Custo de hardware para um projeto

Tom Lobato tomlobato em gmail.com
Quinta Agosto 31 10:29:05 BRT 2006

entendo... neste caso, as "grandes economias" tão citadas se referem a
projetos maiores?

Claudio Polegato Junior escreveu:

> Olá,

Olá Claudio, obrigado pela resposta!

>  Em termos de valores é isso mesmo. Você ganha a vantagem num sistema
> computadorizado por ter relatórios, voice-mail, usar seu PABX de
> qualquer lugar do planeta (ou até mesmo fora dele) que tenha Internet,
> alta flexibilidade e total controle das linhas e atentendes,
> "grampos", "espiadinhas" nas conversas, ramais infinitos (na teoria,
> na prática depende de infra-estrutura). Mas veja que o maior ganho
> está em usar operadoras VoIP para longas distância, pois local e
> regional não vale a pena pelo menos fora das capitais dos estados.
pelo q vi, qto aos valores dos provedores voip, de fato, para chamadas
locais é melhor usar o telefone comun (mesmo que seja através do
asterisk, para poder fazer billing e outras funções). Já que um pulso
(até 4 min.) sae em torno de 15 centavos, e cada minuto de uma operadora
voip, entre 10 e 20 centavos.

>  Um bom servidor vai sair em torno de R$ 3.000,00; uma E1 em torno de
> R$ 2.000,00; IP fone por R$ 400,00 cada; softfone desde 0 a R$ 800,00,
> vai do gosto do freguês. Se optar  em usar telefones convencionais,
> terá que ter adaptadores de telefone IP para convencional (ATA) ou
> usar a placa que disse ou equipamentos externos que faça isso em lote
> (ATA grande).
pq 3.000? Uma maquina comun duns 1.500 não rodaria bem o asterisk?
O E1, de fato, se for uma placa nacional, creio que dá pra custar em
torno de R$2.000.
Qto a IP Phone's, vi alguns chegando a custar R$200,00.

Tom