[AsteriskBrasil] Mini-pesquisa de uso isdn/pri - Digivoice

huelbe.garcia@yahoo.co.uk huelbe.garcia em yahoo.co.uk
Sexta Dezembro 1 17:27:45 BRST 2006

Olá primo Paulo :) (just kidding :)

quando ativamos uma interligação PRI entre um PABX
HiPath/HiCom da Siemens e o asterisk/TE110P (o
asterisk funcionando como um pri_net, ou seja um
gateway do PABX para a PSTN), percebemos que ele
só entendia algo como '8 primeiros dígitos'
enviados pelo PABX. Os outros dígitos simplesmente
não chegavam.

Quando ligamos o overlapdial o problema foi resolvido.

O que vou falar agora é pura intuição/viagem minha
hihi!!: aparentemente, o PABX da Siemens possui um
buffer de mais ou menos 8 dígitos (talvez este
buffer seja determinado pelo plano de marcação).
Na prática é assim: o usuário marca os 8 primeiros
dígitos, o PABX constrói um bloco de dados e manda
para frente pela interface ISDN/PRI; os demais
dígitos são enviados tão-logo-o-usuário-os-marque.

Por padrão (overlapdial=no), o asterisk / libpri /
zaptel só compreendem o que vem no bloco de
número-de-B, e não aguardam mais nenhum dígito.

Mas com overlapdial=yes, o trio concatena os dados
vindos do bloco de dados com os demais dígitos que
se seguem. (desconheço se o fim destes dígitos
'atrasados' são determinados por timeout ou por
algum delimitador em nível de sinalização)

Tentamos configurar o PABX Siemens com algumas
opções esotéricas hihi de mandar marcação em
blocos e coisa do tipo mas não melhorou em nada. O
overlapdial foi necessário para integração. Ficou
perfeito!

--hg

Paulo Garcia wrote:
> Leonardo,
>
> se voce puder, explique melhor a necessidade do
overlapdial no isdn
> pri... Pelo que vi tem relação com DDR... é isso?
>

> Obrigado
>
> --
> ------------------
> Paulo Garcia
> Digivoice Tecnologia em Eletrônica Lta
> Site: http://www.digivoice.com.br
> Blog: http://blog.digivoice.com.br
>

> On 11/29/06, *Leonardo Gomes Figueira*
<sabbathbh.lists em gmail.com
> <mailto:sabbathbh.lists em gmail.com>> wrote:
>
>     Paulo,
>
>     Paulo Garcia escreveu:
>      > Como estamos utilizando a própria libpri e
ela prevê uma gama muito
>      > grande de situações, seguem algumas perguntas
que gostaria de
>     saber para
>      > tentar eliminar casos desnecessários.
>      >
>      > - As operadoras utilizam algo diferente do
euroisdn como switchtype?

>     Nunca vi.
>
>      > - Em conexões com outros equipamentos
(ex.PABX), já houveram
>     situações
>      > que fugiram da configuração padrão? quais?
>
>     Defina configuração padrão ? :)
>
>     Que eu lembro no momento: é importante suportar
Q.SIG e essencial
>     suportar "overlapdial".
>
>      > - Alguem já precisou utilizar canal de dados
(d-channel)
>     diferente do 16?
>
>     Nunca.
>     Mas se a placa/software for suportar T1 além de
E1...

>      > - Alguem já precisou utilizar o recurso de
NFAS (non-facilities
>      > associated signalling) que permite
compatilhar um único d-channel
>     para
>      > vários spans?
>
>     Não.
>
>      > - Existem ou são comuns situações onde a
configuração foge do
>     padrao de
>      > 30 canais de audio?
>
>     Acontece. 10, 15, 20 canais. Mas no caso das
placas Digium configurando
>     30 canais no zaptel e habilitando somente a
quantidade necessária no
>     Asterisk (zapata.conf) funciona também então não
sei se é esta situação
>     voce está interessado. Agora se o que voce quis
dizer foi sobre usar
>     alguns canais para áudio e outros para dados
nunca peguei esse tipo de
>     situação.
>
>      > Qualquer opinião, comentário ou "desejo" a
respeito do assunto são