[AsteriskBrasil] RES: Duvidas

Toledo, Luis Carlos lscrlstld em gmail.com
Sábado Dezembro 23 23:52:26 BRST 2006

Caro amigo, só para te deixar animado. Tenho aqui a mesma configuração, e
funciona maravilhosamente bem. Só que a versão é mais recente.

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Arlen
Nascimento
Enviada em: terça-feira, 19 de dezembro de 2006 15:30
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: [AsteriskBrasil] Duvidas

Colegas de lista,

gostaria de abrir uma discussão sobre o asterisk no lugar de uma ct
convencional.
Aqui na empresa onde eu trabalho temos um servidor asterisk rodando no
sarge. Ele recebe três linhas telefônicas, tem menu de atendimento,
voicemail, musica em espera, etc.
O problema é que o serviço é muito instável, vez por outra, o cli mostra os
canais como ocupados quando de fato nao estão e, consequentemente, ninguem
consegue efetuar ligaçoes (nesse eu caso eu reinicio o asterisk). Acontece
tb (muito) de as ligaçoes cairem, serem abortadas. Outra coisa que acontece
é de se perder uma ligaçao que foi colocada em espera ou transferida. E
ainda qdo cai algum raio/trovao não dá pra fazer ligaçoes, as linhas ficam
com ruídos, aí só reiniciando o servidor...
Eu faço o possível pra manter o serviço estável, mas as vezes acontecem umas
coisas inexplicaveis...
É claro que o usuário final não quer saber dos detalhes, pra ele o serviço é
bom ou é ruim, e se for ruim, ele vai falar mesmo!
É claro que muitas vezes o asterisk acaba tendo as costas largas, querem
jogar a culpa de tudo pra cima dele (certa vez, vieram reclamar pra mim que
não conseguiam ligar pra um determinado numero, qdo eu fui ver, a resposta
do telefone era o sinal de número inexistente!) Eu ainda tenho um certo
crédito porque o meu chefe entende bem de tecnologia e sabe que às vezes as
coisas são assim mesmo.
Mas o que me deixou triste foi o anúncio dele de que o "meu asterisk"
ia cair fora, ele vai colocar o CallManager da Cisco e tb ele nem vai mais
considerar o asterisk em projetos de voip para empresas.
Eu uso o asterisk 1.0 num celeron 2,13 GHz com 256 MB de RAM Será que se eu
fizesse um upgrade ia mudar assim da água pro vinho??
Eu acho q não

Alguem já teve esses problemas de instabilidade dessa maneira??

Desculpem-me se a mensagem for off-topic

Arlen Nascimento