[AsteriskBrasil] Projeto asterisk pbx

Allan zyryz em terra.com.br
Terça Fevereiro 7 11:49:16 BRST 2006

Boa tarde lista,

Gostaria que vcs me dessem algumas dicas, de como eu poderia montar um projeto voip para minha empresa. Eu estaria substituindo meu PABX ( 5 linhas 16 ramais ) pelo asterisk.

A ideia é manter o custo baixo, mas com funcionalidade.
Usarei o asterisk em home ( ainda nao decidi a versao .. a que for mais estavel )

minha ideia inicial é usar 5 ATAs grandstream ht488 ( com porta FXO ) para jogar as chamadas recebidas das linhas analogicas para o asterisk, e mais 6 PAP2(ou algum outro ATA que eu consiga proximo dessa faixa de preço )

isso me daria .. 5 fxo + 5 fxs nos ht488
e mais 12 fxs nos pap2
total: 5 linhas, 17 ramais.
estudo a possibilidade de colocar um ip fone gxp2000 para a telefonista, afim de facilitar as tranferencias e tudo mais( apesar de ter autoatendimento ).

se alguem souber alguma soluçao mais funcional, que nao encaressa muito, ou alguma outra alternativa, eu agradeceria as sugestoes.

possivelmente estarei usando alguns BT102 no lugar dos PAP2, ou no lugar dos PAP2 HT496 ( deviado a terem 2 portas de rede, para que nao precise trocar a estrutura da rede. )

usando esses ATAs com WAN e LAN e QoS, isso nao ira afetar a performance da rede?
seria recomendado usa um switch gerenciavel e implementar VLANS ?

no caso esses ATAs separam o trafego do PC em uma Vlan e o de voip em outra ?

Valeu lista,

Aguardo a opiniao de voces.

Att,

Allan