[AsteriskBrasil] Pequena contribuição: Integração Asterisk-Hicom300 via gateway Cisco

cleviton.araujo@caixa.gov.br cleviton.araujo em caixa.gov.br
Terça Fevereiro 14 11:53:20 BRST 2006

Caro Begotti:

Montamos o seguinte ambiente de homologação:

1 Servidor Asterisk rodando em uma máquina Pentium III c/ clock 650Mhz e memória de 256MB;
3 telefones IP cisco 7912;
4 Softfone X-lite;
1 roteador cisco 2621 c/ 1 placa E1;
1 PABX hicom300 c/ 24 ramais analógicos.

A faixa de ramais dos telefones IP e softfones é: 80XX
A faixa de ramais analógicos é: 82XX
Os telefones IP, softfones e o roteador são do contexto chamado de test.

Foi criado no sip.conf os friends para os telefones IP, softfones e o roteador. Os telefones ip e softfones conversavam normalmente entre si e com ramais analógicos do PABX, mas no sentido ramais analógicos --> telefones IP e softfones não havia comunicação. No debug do sip aparecia o número chamador e o número chamado, e aparecia também o status  sip/2.0 404. Para tentar resolver isso peguei a mensagem da console do *: 'pbx.c:1332 pbx_extension_helper: Cannot find extension context default' que era gerada toda vez que tentavamos ligar de um ramal analógico do PABX para um telefone ip e/ou softfone.

Até então no extensions estava:

[test]
exten=>_80XX,1,Dial(Sip/${EXTEN})

Pesquisando no google encontrei no fórum Americano a pista que dizia: "o extensions.conf precisa tem um contexto chamado 'Default' para que o Asterisk trata tudo aquilo que não tenha contexto definido".

Realmente os ramais analógicos não está definido nem no sip.conf e pior ainda no zapata.conf já que não estamos usando nenhum cartão na interface PCI do PC, com isso os ramais analógicos do PABX não conseguiam ser tratado pelo contexto 'test' do extensions.conf.

A partir dessa pista criei:

[default]
exten=>_80XX,1,Answer()
exten=>_80XX,2,Dial(Sip/${EXTEN})
exten=>_80XX,3,Hangup()

Após inserir esse contexto e carregar o extensions.conf resolveu o problema, a comunicação passou a ocorrer nos dois sentidos. Porém surgiu um problema que até então não tinha aparecido quando ainda só se conversava no sentido TelefIP/softfone --> ramais analógicos do PABX, o audio ficou estridente como que saturado.

Isso foi resolvido com único comando no CLI do cisco 2621, no subcontexto voice-port:
no compand-type

Abaixo está a parte da configuração do roteador que trata a interface E1 do cartão cisco que se comunica com o PABX, em funcionamento:

!
voice-card 1
!
isdn switch-type primary-qsig
call rsvp-sync
!
voice service voip
!
voice class codec 1
 codec preference 1 g711ulaw
 codec preference 2 g711alaw
!
controller E1 1/0
 framing NO-CRC4
 line-termination 75-ohm
 pri-group timeslots 1-12,16
!
voice-port 1/0:15
 input gain 6
 output attenuation 6
 no comfort-noise
 cptone BR
!
dial-peer cor custom
!
dial-peer voice 8000 voip
 destination-pattern 80..
 session protocol sipv2
 session target ipv4:10.1.1.100
 dtmf-relay cisco-rtp
 codec g711ulaw
 no vad
!
dial-peer voice 8200 pots
 destination-pattern 82..
 port 1/0:15
 forward-digits 4
!
sip-ua
 retry invite 3
 retry response 3
 retry bye 3
 retry cancel 3
 timers trying 1000
 sip-server ipv4:10.1.1.100:5060
!

Com esse ambiente a funcionalidade de URA, Voicemail, Conferência, Transferência, CDR e de PABX, entre outras, do Asterisk está funcionando perfeitamente bem. Está show de bola!

Se alguém não entendeu é só reportar.

Ainda não testamos foi usando cartões da Digium, por questões de conjuntura do atual momento.

Mas, gostaríamos muito de testar os cartões da Digium. Se alguém se dispor a nos fornecer a fim de teste, ficaríamos muito satisfeitos. Quem sabe se um dia a Digium não tem interesse de ter a CAIXA como cliente? vendendo milhares de cartões para nós?

Torcemos muito por isso!

Cléviton.

On Monday 13 February 2006 18:38, cleviton.araujo em caixa.gov.br wrote:
> Implementamos a integração do Asterisk com PABX hicom 300 usando como gateway, o roteador cisco 2621 com um cartão E1 e sinalização ISDN/Qsig. Está funcionando perfeitamente bem.

Opa, Cleiton :-) teve algum detalhe importante ou truque ou tem alguma dica pra dar ou foi só tentar de primeira que deu certo? Seria legal o pessoal que "homologa" (não gosto do termo, mas é a vida...) PABX com Asterisk aqui no .br fazer algum guia quando precisar modificar algo incomum ou sei lá :-)

--
Caio Begotti, http://caio.ueberalles.net
EXPECTATIONS OVERRATED