RES: RES: [AsteriskBrasil] Qualidade horrível na PSTN

Filipe Mordhorst filipe.mordhorst em abilis.com.br
Sexta Fevereiro 17 13:06:22 BRST 2006

Julio,

Obrigado pela força.
Vou dar uma olhada neste esquema de echo server porque nunca ouvi falar =(

O caso é bem específico mesmo. Vou tentar explicar de forma clara:

Topologia:

sip UA ----> asterisk ----> TDM400P(fxo) -----> PABX Dígitro ----> E1

----> ramais TDM

As caracteristicas por origem/destino são:

1 - Ligações de um sip UA para outro sip UA, tanto na LAN quanto na WAN, são
ótimas.
2 - Ligações de um sip UA (que esteja na LAN)para um ramal TDM (obviamente
passam pela TDM400) são boas, apesar do eco que ainda venho enfrentando.
3 - Ligações de um ramal TDM (que esteja na LAN)para um sip UA também são
boas, mas tem ainda mais eco do que a situação anterior.
4 - Ligações de um sip UA (que esteja na WAN) para um ramal TDM são ótimas
para o sip UA, mas um lixo para o ramal TDM (que está na mesma LAN do
Asterisk por sinal), que fica ouvindo a voz com muuuuito picote.

Visto isso, acredito que estou tendo algum sério problema na hora de
converter os pacotes RTP para que entrem pela linha analógica.
Acredito que haja possibilidade de ter relação com o meu problema de eco e
acerto dos valores de rxgain e txgain do zapata.conf, mas não estou
conseguindo entender muito bem a lógica do ztmonitor pra poder acertar isso.
Os artigos que li sempre indicam valores médios diferentes para os ganhos rx
e tx. As explicações de como utilizar corretamente o ztmonitor são meio
confusas (pra mim)

Qualquer dica é bem vinda e até agora não achei alguma comentário a respeito
de picote do lado PSTN.

Abraços,
----
Filipe Mordhorst