[AsteriskBrasil] Novo Na lista

dilceu@itcomm.com.br dilceu em itcomm.com.br
Sexta Fevereiro 17 23:50:03 BRST 2006

Pessoal,

Sou novo na lista, estava procurando uma solução para gateway de voz e
encontrei o asterisk.
A minha estrutura éa seguinte:

Matriz ADSL
Filial1 Radio
Filial2 ADSL

Hoje temos um equipamento de Voip que fala somente entre filial 1 e matriz
usando H.323 e precisamos colocar a filial 2 na rede de voip.
Tendo um outro equipamento que funcione com H.323 seria facil, mas o
problema é o valor do produto com suporte a H.323 e a dificuldade de
encontrar. Então primeiro gostaria de saber se existe alguma forma de
fazer Voip's SIP comunicar entre eles sem a necessidade de um provedor de
voz.
Caso não, gostaria de saber se com o asterisk eu posso fazer na matriz um
gateway de voz para falar com as duas filias, somente ip, não vai existir
nenhum tipo de linha telefonica para falar com telefones fixos.
Caso sim, uma outra duvida é quanto a banda utilizada, por exemplo: se
falar da matriz com filial1, vai usar a banda da internet nas duas pontas
(filial 1 e matriz) se falar matriz com filial2 mesmo caso, agora se falar
filial1 com filial2, vai consumir banda nas duas filiais e mais na matriz?
ou na matriz somente faria algo como encaminhamento da chamada e sairia
fora?

Desculpa se a pergunta estiver fora do foco da lista, mas trabalho com
linux a muito tempo, por isso acredito que o problema não vai ser fazer
funcionar o sistema, mas sim saber se o sistema vai resolver meu problema.

Grato pela atenção de todos.

Dilceu