[AsteriskBrasil] RES: G729 x 711U

Allan zyryz em terra.com.br
Sexta Janeiro 13 00:17:39 BRT 2006

Oi Lista,

creio que consegui "desvendar" parcialmente o problema da qualidade .. ( no
meu caso)

o sistema do provedor esta baseado em asterisk .. e pelo visto nao esta
fazendo bridging ou pode ate ser que estou falando besteira.. mas .. estou
usando outro asterisk(ou mais de um) no "meio" que conecta ao gateway pstn
( que somente aceita g729. )  se eu usar g729 a qualidade nao fica boa
porque ele decodifica o g729  e codifica denovo ( nao esta fazendo bridging
direto ) entao perde-se qualidade no transcoding.
esse asterisk adicional esta aceitando g711, e eu notei uma melhoria notavel
da qualidade.

pelo caso da largura de banda eu acredito que nao havera problemas pois a
maioria dos meus clientes alvo irao fazer no maximo 2 chamadas simultaneas
pelo adsl, e sobraria anda pelo menos metade da banda de download e 20% de
up.  Em casos raros ou uso um ata que faça QoS ou adiciona um roteador para
essa funçao.

gostaria das opinioes dos amigos da lista,

abs,

Allan.

----- Original Message -----
From: "Guilherme de Assis Brasil" <gabrasil em abilis.com.br>
To: <asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org>
Sent: Friday, January 13, 2006 12:08 AM
Subject: [AsteriskBrasil] RES: G729 x 711U

Pessoal, estou observando que a discussão para a escolha
do codec está baseada apenas na análise técnica das funções
de transcoding, jitter, etc... mas temos que lembrar que
se a solução é para transporte corporativo da voz visando
a redução de custo, o consumo de banda é totalmente relevante.

É claro que se tenho um link ATM de 155Mbps em cada ponta,
não precisarei me preocupar com o consumo mas essa não é
a realizade geral.

Na prática, além de ter que preocupar com o consumo de banda,
para implantar uma soluçao de telefonia IP é necessário
olhar de forma mais criteriosa para a infraestrutura de
comunicação, que passa a ser convergente. É preciso configurar
os ativos de rede para priorização do tráfego de voz,
eventualmente fazer reserva de banda, etc. Com tudo isso,
para a realizade da maioria das empresas brasileiras e
dos projetos baseados em WAN, o G.729 traz melhor
"custo x benefício".

--
Guilherme de Assis Brasil
gabrasil em abilis.com.br