[AsteriskBrasil] RES: RES: G729 x 711U

Guilherme de Assis Brasil gabrasil em abilis.com.br
Domingo Janeiro 15 18:05:17 BRT 2006

Bom... nessa linha discutiremos por meses sem chegar a uma
conclusão, pois traçaremos milhares de cenários. Voltando
a pergunta original, nosso amigo Vinicius perguntou sobre
transporte em WAN sem controle para garantia de banda.

Minha opinião é que para esse cenário o G.729 terá um comportamento
melhor. Mas nada se compara a experiência certo? Nisso acho
que todos concordam. :-)  Portanto... Vinicius... teste o
711U e se ficar ruim... compre uma licença do G.729 e use.

--
Guilherme de Assis Brasil
gabrasil em abilis.com.br

ABILIS TECNOLOGIA LTDA
Tel: (47) 3026-8610
Joinville - SC - Brasil

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org [mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Julio Arruda
Enviada em: sexta-feira, 13 de janeiro de 2006 13:55
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] RES: G729 x 711U

Guilherme de Assis Brasil wrote:
> Pessoal, estou observando que a discussão para a escolha do codec está
> baseada apenas na análise técnica das funções de transcoding, jitter,
> etc... mas temos que lembrar que se a solução é para transporte
> corporativo da voz visando a redução de custo, o consumo de banda é
> totalmente relevante.

Sim, a discussao e' das vantagens tecnicas.

Qualquer aplicacao de vida real passa por levantar:
1- Necessidades de negocios
2- Restricoes de ordem de negocios
3- Necessidades e restricoes tecnicas (tecnologia disponivel, estrategia)

Um exemplo de necessidade de negocio, suportar Music-on-Hold.
Na minha experiencia, Music on hold em G729 e' quando muito sofrivel.

Outros exemplos, utilizacao de Fax (T.38 nao e' uma realidade), DTMF (se nao ouver ouf-of-band) qualidade de ligacao com transcoding e etc.

> É claro que se tenho um link ATM de 155Mbps em cada ponta, não
> precisarei me preocupar com o consumo mas essa não é a realizade
> geral.

O que coloquei nas observacoes sempre foi, se ouver banda disponivel.

> Na prática, além de ter que preocupar com o consumo de banda, para
> implantar uma soluçao de telefonia IP é necessário olhar de forma mais
> criteriosa para a infraestrutura de comunicação, que passa a ser
> convergente. É preciso configurar os ativos de rede para priorização
> do tráfego de voz, eventualmente fazer reserva de banda, etc. Com tudo
> isso, para a realizade da maioria das empresas brasileiras e dos
> projetos baseados em WAN, o G.729 traz melhor "custo x benefício".

Nao, nao traz, DEPENDE DAS NECESSIDADES.

Custo x Beneficio ainda tem que ser em funcao das necessidades/restricoes de negocio e etc. Se voce tiver por exemplo uma necessidade que nao permita o uso de G.729, ponto, voce nao tem custo x beneficio melhor.