RES: RES: RES: [AsteriskBrasil] Receber ligação FWD

Filipe Mordhorst filipe.mordhorst em abilis.com.br
Segunda Janeiro 16 15:40:19 BRT 2006

Quando dou um iax2 show registry no meu * fica da mesma forma que o seu.

Acredito que este seja o mesmo problema que eu estou enfrentando. Você está
tentando registrar dois clientes com o mesmo IP público, independente de ser
ambos pelo asterisk ou ambos diretamente com algum softphone.
Experimente fazer exatamente como consta nos arquivos que postei, caso não o
tenha feito.
Registre apenas um cliente FWD no iax.conf e crie duas rotas de saída (para
dois clientes FWD) no extensions.conf.
Feito isso, faça uma ligação (usando o cliente que não é registrado) para o
cliente que você registra no iax.conf.

No exemplo que te mandei:
A extensão 099 abre a rota para o cliente não registrado no FWD.
A extensão 097 abre a rota para o cliente registrado no FWD.

Como eu faço:
Usando a rota 099 (cliente não registrado) eu ligo para o número FWD do
cliente registrado.

Desta forma funciona perfeitamente.

Uma vez que você tenha isto pronto podemos tentar corrigir este problema com
dois clientes simultâneos.

Caso alguém saiba qual é o problema, por favor, poste para que possamos
discuti-lo. Segundo algumas leituras é um problema com NAT (???) apesar de
que estamos nos registrando em um servidor IAX (que supostamente não deveria
ter problemas com NAT).

Salvine, caso continue tendo problemas, poste seus .conf atuais aqui pra que
possamos discutí-los melhor.

Eis o que aparece pra mim quando dou um reload no CLI do Asterisk:

-- Registered IAX2 to '192.246.69.186', who sees us as 200.175.46.166:4569
with no messages waiting

Isto indica que estou registrado no servidor FWD, porém se eu estiver com
dois clientes FWD tentando se registrar pelo Asterisk, aparecerão duas
mensagens como esta, ao invés de uma. O que acredito que aconteça é que a
segunda tentativa de registro sobrescreva a primeira. (???)

----
Filipe Mordhorst
filipe.mordhorst em abilis.com.br

ABILIS TECNOLOGIA LTDA