[AsteriskBrasil] Licen?as da Anatel para o VOIP

Frederico Simões redskin_tupi em yahoo.com
Sábado Janeiro 21 23:05:43 BRT 2006

Boa noite,

  Estou analizando a documentação das licenças STFG e SCM.

  E gostaria de fazer a seguinte pergunta. Qual licença tenho que ter para vender Voip?
  => Outgoing Calls
  => Incoming Calls
  => Pacote de minutos
  => Planos Ilimitados
  => Cartão ligação

  Como ainda não é regulamentado, logo não é proibido!!! Mas acredito que uma licença da Anatel pode lhe livrar de varios problemas futuros.

  Olhem o que diz o termo de autorização para comunicação multimidia...

  3.5. Na prestação do SCM não é permitida a oferta de serviço com as características do Serviço Telefônico Fixo Comutado destinado ao uso do público em geral (STFC), em especial o encaminhamento de tráfego telefônico por meio da rede de SCM simultaneamente originado e terminado nas redes do STFC.

  http://www.anatel.gov.br/Tools/frame.asp?link=/biblioteca/resolucao/2003/anexoi_res_328_2003.pdf

  Então a licença SCM não é valida para o Voip.... pois podemos originar e terminar ligações usando a rede publica.

  Alguem poderia me dar uma luz, um caminho para tomar...

  Apesar da anarquia em que vivemos, não justifica trabalharmos em com um produto tão bom quanto ao VOIP... "ILEGAL"

  Fred_T_Simões