Re: [AsteriskBrasil] Dúvida Asterisk - SIP

Andrei Antoneli andreirp em gmail.com
Domingo Janeiro 22 12:33:21 BRT 2006

ola Gabriel !!Nao estou fazendo um teste simples em minha rede mesmo
para ver como funciona ! eh tudo dentro da mesma rede.

fiz uma configuracao mais simples possivel so para verificar o funcionamento !!!
sip.conf

[general]

port = 5060
language=br
qualify=yes
localnet = 192.168.1.0/255.255.255.0
disallow=all
context=omicron
allow=alaw
allow=ulaw

[andrei]

type=friend
username= andrei
fromuser= andrei
secret=andrei
host=dynamic
disallow=all
allow=alaw
allow=ulaw
insecure=very
qualify=yes

[sala_teste]

type=friend
username= sala_teste
fromuser= sata_Teste
secret= sala
host=dynamic
disallow=all
allow=alaw
allow=ulaw
insecure=very
qualify=yes

 [general]
static=yes
writeprotect=no

[omicron]

exten => 1234, 1, Dial(SIP/andrei)
exten => 1234, 2,Hangup()

exten => 4321, 1, Dial(SIP/sala_teste)
exten => 4321, 2,Hangup()

Gabriel percebi q o asterisk nao vem com suporte ao codec g729.
Eu estou  utilizando o alaw e o ulaw os dois funcionam mas apresentam
o mesmo problema um so fala e um so ouve. Verfiquei os arquivos de LOG
ele nao diz nda a respeito do codecs incompativeis quando eu ligo.

no *CLI>  ele mostra quem esta ligando se ouver algum tipo de
incompatibilidade ele avisa, porem parece td normal !!

-->> Uma coisa que eu percebi foi em relacao as portas RTP !! quando
eu mudo a porta RTP os dois perdem a comunicacao !! fica mudo !! Um
aparelho VOIP(Planet) ele tem um campo onde coloca-se a porta RTP ,
porem eh somente um numero e ja veio com 60000, o outro (Linksys)
possuim dois campos para vc determinar a faixa da porta RTP que ja
veio definido 14382-14484 !!

Pode ser alguma configuracao no linux relacionado com isso ?

Obrigado

--
Abraços

Ass: Andrei Antonelli