[AsteriskBrasil] RES: codec G729

André F. Becker andre.public em filtec.com.br
Sexta Janeiro 27 15:24:32 BRST 2006

Emerson, boa tarde,

Você me deixou curioso: Qual é o beneficio de usar o T ou t no comando DIAL?

Hoje eu tenho o Dial(SIP/${EXTEN}) só, eu poderia usar o G729?

Abraço,

André Filellini Becker

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Hermann
Wecke
Enviada em: sexta-feira, 27 de janeiro de 2006 14:00
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] codec G729

Emerson Reis wrote:
> Eu  presciso comprar um para cada ramal?

Não. Você precisa de um para cada canal. Lembre-se: você tem 50 ramais,
mas NEM SEMPRE você usa os 50 canais simultaneamente.

Além disso, quando você fala G729 entre duas pontas SEM CONTROLE do
asterisk (DIAL *sem* T ou t), não precisa de licença. Você só precisará
de licença no asterisk para usar um ramal G729 chamando via asterisk um
provedor GSM, speex, ilbc (conversão de codec) ou quando chamar o
asterisk para consultar o voicemail.

> Existe alguma alternativa livre?

Não, não existe alternativa livre. O G729 é um codec comercial (não é
exatamente o termo correto), que requer licença. A licença custa US$ 10
- ou R$ 23 aproximadamente.

Além disso, vou repetir aqui o mantra da lista asterisk da digium: você
já tem um SENHOR software que é gratuito. A Digium obtém o "dinheiro"
para manter o software com a venda de produtos, dentre eles o codec
g729. Faça a sua parte: se o asterisk é bom e você quer apoiar o seu
desenvolvimento, compre a licença.