[AsteriskBrasil] Trunk IAX

Leandro de Jesus leandro_ms em yahoo.com.br
Segunda Janeiro 30 17:22:22 BRST 2006

Caro Josemar ...

Estou utilizando a versão 1.2.2 do Asterisk. Não estou utilizando NAT, estou fazendo meus testes em uma rede local utilizando IP fixo.
Pelo que eu entendi a opção canreinvite=no habilita os telefones que utilizam SIP a se comunicar diretamente após a conexão estabelecida, isso é um problema quando se utiliza NAT, pois o protocolo SIP não se comporta bem com traduções de IP. Este é um dos motivos pelo qual eu gostaria de utilizar o IAX. O notransfers=yes desabilita a transferência nativa do payload (isso foi o que eu entendi, alguém me corrija se estiver errado). Pela lógica acho que deveria ficar:  canreinvite=yes e notransfers=no, assim o fluxo de dados deveria passar pelo asterisk sempre (eu acho, e não funcionou) ...
Se alguém tiver alguma observação interessante ... por favor ... fique a vontade ..

Att.

 Leandro de Jesus
 Engenheiro de Computação
 NDS Tecnologia - Campo Grande/Ms

Josemar Tadeu Migowski <JosemarMigowski em mec.gov.br> escreveu: Bom dia Leandro,

Estou com o mesmo problema e este fato só apareceu quando atualizei para a versão 1.2.3. Você poderia me confirmar se também está utilizando esta versão ? Seu Asterisk está por trás de NAT ?

Pesquisei no google e encontrei informações sobre o parâmetro notransfers = yes, no iax.conf que deve ter alguma relação com canreinvite = no do sip.conf, mas não entendi direito o que ocorre.

Vou continuar pesquisando e qualquer nova informação disonibilizo na lista.

Josemar Tadeu Migowski