[AsteriskBrasil] Case - Call Center

Ciro ciro em sntbsb.com.br
Quarta Julho 5 09:53:18 BRT 2006

Pessoal,

Estive sumido ultimamente, mas apenas em silêncio por extrema falta de
tempo.

Algum colega nosso em uma oportunidade, postou a necessidade de se
postar Cases de nossos convivios profissionais para que pudesse ser
utilizado para pesquisa. Pois bem, minha extrema falta de tempo está
relacionada à criação de um Call Center utilizando o Asterisk.

Vou então compartilhar o que tenho feito com vcs, e qq pergunta, ou
sujestões, são bem-vindas.

Contratei um profissional da área (Call Center) para me dar uma força
pois o call center está sendo montado do nada.
Repito, não estou migrando para VOIP, estou criando um Call Center para
televendas, absolutamente do nada.

Já está funcionando com 2 PA´s e já estamos colhendo os frutos da
mudança de tecnologia:

Havia um 0800 que funcionava anteriormente com a GVT, em ramais comuns
de um PABX, e recebiamos não mais que 20 ligações por dia.
O índice de perdas era da ordem de 100 ligações por dia em média,
segundo os relatórios da propria GVT.
Mudamos o 0800 para a embratel, e para uma E1 que está ligada no
ASTERISK.

A mudança imediata foi passar a receber em média 110 ligações por dia.

O que estou usando:

Servidor: P4 3.0 - 2Gb mem - HD Serial ata 80Gb
Placa E1: TE110P
Operadora: Embratel - ISDN
OS: CentOS 4
ASTERISK: 1.2.7.1 (Asterisk At Home)
Monitoramento da Fila: Queuemetrics (versão teste ainda)
CRM: Vtiger CRM
Terminal para PA`S: X-lite

Está funcionando muito bem, controlo quem atendi, e quem não atendi.
Estarei iniciando ainda hj a parte ativa do Call Center, porque até hoje
foi somente receptivo.

Um detalhe importante: por enquanto está tudo rodando apenas em um
servidor: Asterisk - Queuemetrics - Vtiger CRM

Em breve continuo com as gravações em portugues.

[]´s

Ciro A. Toscano