[AsteriskBrasil] TrixBox

Luiz Henrique Gomes lhgomes em treynet.com.br
Quarta Julho 5 11:15:47 BRT 2006

>ai você levantou uma questão interessante que outro dia estava pensando:
apesar de ser bastante comentado, quantas
>pessoas estão realmente usando o A em H ou o trixbox?
>
>Por ter alguns clientes aqui testando, tive que instalar o A em H 2.8 e o
TrixBox. Por estar mais acostumado com os arquivos
>.conf diretamente, fiquei meio perdido com a interface web. E também me
pareceu meio restritivo. Impressão minha?

>Qualquer comentário a respeito pode ser útil.
>
>Paulo Garcia
>Digivoice Eletrônica

Paulo, esta questão já foi discutida aqui na lista anteriormente, segue
abaixo trecho de um e-mail que eu mandei:

--Início:
O Asterisk em home nada mais é do que um pacote de outros aplicativos
instalados sobre o CentOS (distribuição "idêntica" ao Fedora).

Nesta sua análise, você deve estar se referindo ao AMP (Asterisk Manegement
Portal), agora chamado FreePBX que é o aplicativo que gera os arquivos de
configuração do asterisk. E mesmo sobre o AMP acho que você está enganado. A
função deste aplicativo é disponibilizar ao usuário leigo, ou seja, aquele
que não está acostumado à mexer em linux, a possibilidade de criação de
novas extensões, alteração de rotas, criação de filas de atendimento e tudo
mais que o AMP oferece. Na minha opnião, isto só não é interessante para
alguém que quer ter sob seu domínio todas as alterações no Asterisk,
centralizando tudo sob sua responsabilidade.

Quanto ao AMP apagar as alterações feitas "na mão", você deve ter observado
que existem três arquivos distintos para cada configuração desejada, Ex:

Extensions.conf
- Guarda as macros definidas pelo AMP
- Não é sobrescrito

Extensions_additional.conf
- Guarda as configurações definidas pelo AMP
- É gerado e sobrescrito pelo AMP

Extensions_custom.conf
- Guarda as configurações definidas pelo programador
- Não é sobrescrito

Sendo assim, quando você desejar fazer alguma alteração "avançada" no
sistema utilize os arquivos *_custom.conf, pois eles não são sobrescritos
pelo AMP. Você também pode mexer nos arquivos *.conf, mas tenha certeza do
que está fazendo, senão trava mesmo. Agora, mexer nos arquivos
*_additional.conf é perda de tempo.

Luiz