[AsteriskBrasil] G729

Daniel Varella de Oliveira dvarella em tecnologiaip.com.br
Quarta Julho 5 18:16:22 BRT 2006

PessoALL,

 Cheguei a discutir um tempo atrás justamente este assunto da necessidade da
utilização ou NÃO de licenças do codec G.729. Não sob o ponto de vista
financeiro, mas devido à utilização de banda e "load" do servidor que hospeda
o Asterisk.

 Na documentação que lí (e não foi pouca), o Asterisk pode "intermediar" a
comunicação dos dois pontos devido à diferença de codecs entre os
equipamentos. Porém lí também sobre o "load" que esta "intermediação" causa
no servidor, fazendo com que o Asterisk trabalhe muito para compactar e
descompactar os pacotes.

 Acho que o melhor cenário para estudar isso seria:

  Comunicação entre dois gateways (Gateway A e Gateway B), onde o GWA chama o
GWB utilizando o codec G.729, caso no sip.conf estes estejam utilizando a
opção canreinvite=yes, deveria não haver necessidade da utilização das
licenças G.729, pois a comunicação seria ponto-a-ponto. O Asterisk também não
iria "sofrer" para comprimir/descomprimir.
  Caso esta chamada seja redirecionada para um VoiceMail, aí sim ocorre a
necessidade de se utilizar licenças G.729, pois o Asterisk terá que
"intermediar" essa comunicação, já que o áudio do voicemail é gravado em
ulaw.

 Bom galera, eu realmente queria saber quando o Asterisk realmente precisaria
das licenças, pois como já disse anteriormente o problema todo não é o preço
da bendita licença, mas sim o load que é gerado no servidor ao ser
intermediado essa comunicação entre diferentes codecs.

 Assim, definindo com mais precisão o load de um servidor com Asterisk,
podemos provisionar determinados esquemas com muitos ou poucos ramais. Ou
seja, se o hardware que foi provisionado, vai ou não aguentar o tráfego
esperado.

 Estou com um projeto de 1000 ramais IP para ser implementado, porém realmente
estou com dúvidas nestas questões que estamos discutindo.

 Desculpem o longo e-mail, mas acho importante explicitar os questionamento,
até mesmo para histórico da lista.

--

[ ]'s

Daniel Varella de Oliveira