[AsteriskBrasil] Sinalização E1 para testes Digium E1+FXO+FXS

Junior - DSS junior em dssnet.com.br
Segunda Julho 10 11:04:10 BRT 2006

Olá pessoal, estou com uma dúvida trivial,

Tenho um * rodando tranquilo com uma Placa Digium TDM400 com 2 FXO e 2FXS,

Agora estou tentando "subir"o Asterisk com mais uma placa Digium TE11P (1
E1),

Até ai tudo bem, mas acontece que na inicialização o asterisk esta abortando
com uma

mensagem dizendo que o Channel 16 é reservado para sinalização.. maravilha
até ai foi "pão c/ banha"..

#asterisk -vvvvvgc

Parsing /etc/asterisk/zapata.conf: Found

-- Registered channel 1, PRI Signalling signalling

-- Registered channel 19, PRI Signalling signalling

ERROR chan_zap.c mkintf: Channel 16 is reserved for D-channel...

Unable to register channel 17-31

load module failed...

Mas parece que o * precisa dessa sinalização "UP" ou seja com o E1 espetado
na placa para subir!!??

As perguntas são:

- Eu vou ter que pedir p BrT instalar um E1 aqui só para fazer testes?

- Será que eu posso comprar outra Placa TE11P com + 1 E1 e interligar as
duas com cabo Cross-Over ?

ou

- Será que eu estou "marcando toca"..com a configuração..???? hehe

Só mais 1,

- Se for o caso do Cross-Over entre duas placas E1 alguem ai tem a pinagem
desse cabo?

e já que exagerei nas perguntas mais 1 nao faz diferença:

Tentei procurar o histórico das mensagens da Lista para ver se alguem já
passou por isso mas nao encontrei..

Procurei no asteriskguru arquivos de configuração zapata e zaptel e todos
indicam esta config abaixo..

- Enfim as msgs antigas da lista ficam armazenadas em algum lugar?

Meus arquivos de configuração estão da seguinte forma:

zaptel.conf

span=1,1,0,ccs,hdb3,crc4

bchan=1-15,17-31

dchan=16

fxsks=32-33

fxoks=34-35

loadzone=us

defaultzone=us

zapata.conf

[channels]

echocancel=yes

echocancelwhenbridged=no

echotraining=yes

group=1

callgroup=1

pickupgroup=1

callerid=<5000>

amaflags=documentation

accountcode=escritorio

musiconhold=default

signalling=pri_cpe

channel=1-15,17-31

;config modulo fxo

signalling=fxs_ks

group=1

context=default

channel=32-33

;config modulo fxs

signalling=fxo_ks

echocancel=yes

echocancelwhendridged=yes

echotraining=400

callerid=asreceived

group=2

context=default

channel=34-35

O Ztcfg levanta sem problemas e registra todos os 35 channels...

#ztcfg -vvv

SPAN 1: CCS/HDB3 Bulit-out 0 db (CSU)/0-133 feet (DSX-1)

Channel Map:

Channel 01: Clear channel (Default) (Slaves: 01)

Channel 16: D-Channel (Default) (Slaves: 16)

Registered tone zone 0 (United States / North America)

Obrigado pela atenção..

Att:.

JUNIOU..