[AsteriskBrasil] RES: Discando pela WEB

Ciro ciro em sntbsb.com.br
Quinta Julho 13 11:01:26 BRT 2006

Pessoal,

Consegui ontem fazer funcionar de uma forma um pouco diferente, mas
acredito que vcs já fizeram assim também.

A idéia é que vc esteja em qualquer página da web, e marque um número de
telefone (como que fosse copiá-lo)
Então vc clica no número marcado com o botão direito, e aparece em sua
máquina uma opção "Discar para o número"
O seu telefone voip irá tocar, e ao atender, o * discará para o número
selecionado.

Vantagens: vc pode usar qq aplicativo web sem alteração do codigo.
Desvantagem: para cada fone voip, vc alterará o registro do windows para
adicionar a extenção voip correta da pessoa.

Estarei usando o Vtiger CRM para controlar as ligações saintes, portanto
para mim o conjunto micro-softfone, são inseparáveis, então fica
tranquilo alterar o registro em definitivo.

Ciro A. Toscano

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
Bernardo Vieira
Enviada em: quarta-feira, 12 de julho de 2006 15:43
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Discando pela WEB

Não, ele não é um cliente SIP ele é só um proxy para a interface manager
do asterisk.

Pablo Weyne wrote:
> Não dá p/ usar esse script sem que necessite depender do Asterisk? Por

> exemplo, eu coloco os dados de uma conta SIP, e ele faz a discagem.

#!/usr/bin/perl -w
# getdial.pl
# Copyright (C) 2006 Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
>     <mailto:bernardo.vieira em terra.com.br>
#
# Script para iniciar uma chamda no Asterisk através de uma
# URL. Recebe parâmetros atraves do metodo get, permitindo
# que seja utilizado em uma tag <a href...>Discar</a>.
#
# Baseado no script TACI - Trivial Asterisk Call Interface v.02 # de
Tony Wasson wasson em azxws.com <mailto:wasson em azxws.com> # # Certifique-se
que ha um handler para extensões inválidas no # contexto [default] do
extensions.conf:
#       exten => s,1,Playback(invalid)
use Net::Telnet ();
use Net::Netmask();
use CGI qw(:standard);
use CGI::Carp qw(warningsToBrowser fatalsToBrowser);

#
# Configuracoes:
#

$managerHost='127.0.0.1'; # endereco do servidor rodando o Asterisk
$managerPort=5038; # porta da interface de gerenciamento do Asterisk

$managerUser='ususario'; # nome do usuario manager do Asterisk

# TODO: proteger esta senha
$managerSecret='senha'; # senha do manager

$defaultContext='from-internal'; # contexto padrao para a ligacao,
>     pode
ser especificado
 # na query string, senao este valor e utilizado

$defaultCID='callerid'; # Caller Id padrao pode ser especificado na
>     query
string

@allowedNetworks= ('192.168.1.0/24'); # lista de redes (clientes)
>     que podem
usar este script

@allwedReferers=('http://192.168.1.1/teste/teste.html'); # lista de
>     paginas
que podem usar este script

#
# Prototipos
#
sub isInNetwork;
sub testIp;
sub testReferer;

# verifica se o cliente esta na lista de clientes autorizados
&testReferer($ENV{HTTP_REFERER}, em allwedReferers) or die "Pagina nao
autorizada a user este script: ", $ENV{HTTP_REFERER};
&testIp($ENV{REMOTE_ADDR}, em allowedNetworks) or die "Cliente nao
>     autorizado
a usar este script: ", $ENV{REMOTE_ADDR};

#
# Parametros
#
my $phonetype = param('type') ||  "" ;
my $account = param('account') || "";
my $callerid = param('callerid') || $defaultCID;
my $context = param('context') || $defaultContext;
my $exten = param('exten') || "";
my $callid = param('callid') || 0;

# Limpar parametros
if ($exten)   {$exten =~   s/([^A-Z0-9a-z\/@\.])//g;}
else {$exten="";}

if ($context) {$context =~   s/([^A-Z0-9a-z\-])//g;}
else {$context="";}

if ($account) {$account =~  s/([^A-Z0-9a-z])//g;}
else {$account="";}

# Testa se a extensao e valida (mais de dois digitos)
# TODO: melhorar o teste

if (not $exten =~ /[0-9][0-9]/) { die "Destino invalido, deve
>     conter pelo
menos 2 numeros!"; };

#print header;

# Abre a conexao ao asterisk...
$tn = new Net::Telnet ( Port => $managerPort,
 Prompt => '/.*[\$%#>] $/',
 Output_record_separator => '',
 Errmode    => 'return'
 );

$tn->open("$managerHost");
$tn->waitfor('/0\n$/');
$tn->print("ACTION: LOGIN\nUSERNAME: $managerUser\nSECRET:
$managerSecret\n\n"); $tn->waitfor('/Authentication accept*/')
     or die "Nao foi possivel conectar ao asterisk: ", $tn->lastline;

# Abre a chamada
$tn->print("ACTION: ORIGINATE\nExten: $exten\nContext:
>     $context\nChannel:
$phonetype/$account\nPriority: 1\nCallerid: $callerid\n\n");
$tn->waitfor('/Event: Newchannel.*/') or die "Nao foi possivel
>     deteminar o
status da chamada: ", $tn>lastline;
$tn->print("Action: LOGOFF\n\n");

# Chamada aceita
# TODO: monitorar melhor a ligacao, mesmo que o numero for invalido o
programa chega aqui. print "Location:
$ENV{HTTP_REFERER}?callid=$callid&status=0\n\n";
exit 0;

sub isInNetwork {
 my ($cidr,$ipaddress) = @_;
 local $network = new Net::Netmask($cidr);
 return $network->match($ipaddress);
}

sub testIp {
 my($ip, em allowedNetworks) = @_;
 my($matchFound) = 0;
 foreach my $network (@allowedNetworks) {
     $matchFound = isInNetwork($network,$ip);
     if ($matchFound) {
 last;
             }
 }
 return $matchFound;
}

sub testReferer{
 my($referer, em allowedReferers) = @_;
 return scalar(grep(/$referrer/, em allowedReferers));
}

 teste