[AsteriskBrasil] Como começar?

Claudio Polegato Junior cpolegatojr em gmail.com
Sexta Julho 14 08:59:58 BRT 2006

Bom dia!

Olá,

  Acabo de entrar na lista e no universo VoIP. Há mais de uma semana
venho olhando e estudando documentações e casos com VoIP e central
telefônica integrada a computador (CTI - estou errado?). Trabalho há
mais de 10 anos com Linux prestando serviços para empresas da região de
Ribeirão Preto nas áreas de redes, servidores e implantação de Linux e
sistemas. Diante da necessidade de alguns clientes de expandirem suas
centrais telefônicas, isto é, trocar a analógica com mais de 10 anos e
máximo de 8 linhas por uma digital com E1 (30 linhas - estou errado?).
 Diante disso, como não disponho de E1 para testes, e como é apenas para
teste/aprendizado, já sei que o Asterisk funciona com placas Softmodem
MD3200, Intel 537PU/PG e Motorola 62802-51/52, e que o que realmente
conta nestes modens são os chips Si3034/3035 e outros compatíveis, pois
li e entendi os "Data Sheet", sou Engenheiro Eletrônico. Disponho de um
Lucent funcionando em Linux perfeitamente, conforme descrito abaixo, e
gostaria de saber se existe algum projeto ou interessado em tratar o
sinal digitalizado que vem deste modem e usar de forma a compatibilizar
este modem (código aberto) da mesma forma que fazem os supra citados.
Especificações deste modem pelo lspci:

       Class 0780: 11c1:0440 (rev 01)
       Subsystem: 11c1:0440
       Communication controller: Lucent Microelectronics 56k WinModem
(rev 01)
       Subsystem: Lucent Microelectronics LT WinModem 56k
Data+Fax+Voice+Dsvd
       Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop-
ParErr- Stepping- SERR- FastB2B-
<TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR-
       Latency: 0 (63000ns min, 3500ns max)
       Interrupt: pin A routed to IRQ 10
       Region 0: Memory at f9800000 (32-bit, non-prefetchable) [size=256]
       Region 1: I/O ports at a000 [size=8]
       Region 2: I/O ports at 9800 [size=256]
       Capabilities: [f8] Power Management version 2
               Flags: PMEClk- DSI+ D1- D2+ AuxCurrent=0mA
PME(D0-,D1-,D2+,D3hot+,D3cold+)

  Estou baixando/atualizando os CDs do Debian Etch (testing - teste) e
vi que nos CDs 8, 9 e 10 (ainda estou no 10, e tem 19!) tem tudo que eu
creio precisar em termos de software para o Asterisk:
./cd08/pool/main/a/asterisk
./cd08/pool/main/a/asterisk/asterisk-sounds-main_1.2.7.1.dfsg-3_all.deb
./cd08/pool/main/a/asterisk/asterisk-config_1.2.7.1.dfsg-3_all.deb
./cd08/pool/main/a/asterisk/asterisk-classic_1.2.7.1.dfsg-3_i386.deb
./cd08/pool/main/a/asterisk/asterisk-bristuff_1.2.7.1.dfsg-3_i386.deb
./cd08/pool/main/a/asterisk/asterisk_1.2.7.1.dfsg-3_all.deb
./cd09/pool/main/a/asterisk
./cd09/pool/main/a/asterisk/asterisk-doc_1.2.7.1.dfsg-3_all.deb
./cd10/pool/main/a/asterisk
./cd10/pool/main/a/asterisk/asterisk-dev_1.2.7.1.dfsg-3_all.deb

 Vou fazer então uma "instalação limpa" em um Celeron D 2,66 GHz, Asus
P4V800D-X, 2x512MB=1GB 400MHz Dual Channel e começar os teste assim que
tiver uma posição sobre a situação deste modem. Vou também procurar
comprar uma FXO, mas somente se for a preço razoável, pois "estou em
testes".
  Além disso, queria saber sobre algum lugar que teria um glossário para
telefonia VoIP, como por exemplo o significado, e se possível com
desenhos/animações, de ATA, FXO, FXS, CTI, E1, T1, R2, SIP, H323, PTSN,
analógico, digital, sinal, tronco, etc. com o propósito de esclarecer
para um leigo em eletrônica/telefonia, porém bastante habituado com
termos de informática, o que seria e para quê serviria cada termo e/ou
dispositivo.
 Alguém tem (ou indica) alguma dica ou tutorial simples para iniciar-me
no Asterisk via Debian Etch?

 Desde já agradeço a atenção dispensada. Obrigado.

--

[]'s

Claudio Polegato Junior

Um peregrino de Problemas; Um pergaminho de Soluções.