[AsteriskBrasil] G729

Daniel Varella de Oliveira dvarella em tecnologiaip.com.br
Terça Julho 18 20:32:20 BRT 2006

Armando,

 Estive lendo sobre as novas placas da DigiVoice, achei muito bom a DigiVoice
se preparar para dar o suporte necessário à plataforma Asterisk. Já trabalhei
com placas digitais (projeto de interceptadores de chamadas) desta empresa e
as achei com um bom grau de qualidade e estabilidade. Porém a "limitação
momentânea" dessas novas placas em relação ao suporte único do Codec GSM,
força a necessidade de utilização das licenças para o Asterisk. Pois
infelizmente no mercado, poucos gateways "falam" no formato GSM.

 Mas após alguns testes pesados em cima do Asterisk, constatei algumas boas
configurações que fazem com que o Asterisk respeite a sua função de bridge,
não tentando intermediar a chamada.

 O que devemos sempre ter em mente, é que o Asterisk como um bom IP PBX tenta
intermediar tudo que é possível, para que "tudo" e "todos" possam falar entre
si sem maiores problemas de incompatibilidade. Aí é que está o nosso problema
de ter capacidade ou não de sustentar todas essas requisições.
 Então o que eu fiz foi configurar o Asterisk de forma a ficar um pouco
"engessado" nas escolhas de codecs, ou seja, forçando-o a negociar o mesmo
codec (neste caso o G.729) nas duas pontas. Pronto, matei a necessidade das
licenças G.729 para sustentar essas chamadas.

 Não significa que joguei fora as devidas licenças, porém diminuí a quantidade
de unidades, já que estas serviriam somente para a interconexão de um gateway
que estivesse falando em G.729 para um Voicemail, por exemplo, que somente
fala ulaw.

 Com isso, atingi o meu objetivo de diminuir o load do servidor com os
transcodes necessários quando utilizando diferentes codecs.

 Mas gostei da notícia de que a Digivoice está trabalhando para implantar o
G.729 nas placas. Isso traz uma maior aceitação do mercado, pois os
principais codecs utilizados para evitar gastos com banda de internet, são o
G.729 e o G.723 .

 Abraços para todos.

--

[ ]'s