Re: [AsteriskBrasil] asterisk nao atende ligação ramal pabx !!

eder souza ederwander em yahoo.com.br
Quinta Julho 20 15:38:15 BRT 2006

Caro bernardo e pessoal da lista ae vai os passos que segui para que meu asterisk funcionasse junto ao pabx Intelbras.

  - fazer o intelbras entender o fastbusy ir até os fontes do asterisk e editar o "arquivo dsp.c" encontrar a linha #define BUSY_MIN e colocar o valor 60

****dsp.c****

  #define BUSY_MIN          60

  - fazer o asterisk receber as ligações que chegam na placa fxo detectando o ring, ir até os fontes onde estão o Zaptel e alterar o "arquivo wcfxo.c" encontrar a linha #define MINPEGTIME e colocar o valor 5 * 8

  ****wcfxo.c****

  #define MINPEGTIME      5 * 8

  - fazer o asterisk entender o flashtime, ir onde estão o fontes do zaptel e alterar o "arquivo zaptel.h" encontrar a linha #define ZT_DEFAULT_FLASHTIME e alterar o valor para 400

  ****zaptel.h****

  #define ZT_DEFAULT_FLASHTIME 400

  antes de compilar deletar os modulos antigos do asterisk para garantir removi todos e tbm retirei os módulos que já estavam carregados, os passos foram.

  ***remover os módulos do asterisk***

  rm -r /usr/lib/asterisk/modules

  ***retirar os modulos que estiverem sendo executados***

  rmmod wcfxo
  rmmod zaptel
  rmmod ztdummy

  ***recompilar o zaptel***

  cd zaptel
  make clean
  make linux26
  make install

  ***recompilar o asterisk***

  cd asterisk
  make clean
  make
  make install

  ***configurando o zaptel.conf***

  loadzone = us
defaultzone=us
fxsks=1

  ***configurando zapata.conf***

  [channels]
context=tronco
signalling=fxs_ks
echocancel=yes
callprogress=no
transfer=yes
threewaycalling=yes
usecallerid=no
rxgain=10
txgain=0.0
channel => 1

  ***levantando os módulos da sua placa e o que vc vai utilizar ***

  modprobe -a zaptel
modprobe -a wcfxo
modprobe -a ztdummy

  ***levantando a placa md3200***

  ztcfg -vvvv

  Pronto caro amigos, ae estao os passos para o intelbras, quase um tutorial completo do inicio ao fim espero que ajude.

  Abraços a todos da lista

  Eng. Eder de Souza

Eder,
Bom saber que você solucionou o problema, seria interessante no entanto
que você compartilhasse com a lista os dados da central e os parâmetros
que você teve que alterar porque isto pode ajudar a lista no futuro. Eu
por exemplo estou com um problema similar com um Pabx Siemens Euroset 48
e ainda não consegui os parâmetros.