[AsteriskBrasil] utilizacao do asterisk com a telexterme e cisco ata 186

Claudio Junior csjunior em gmail.com
Sexta Julho 21 19:52:50 BRT 2006

Ola pessoal

Estou implementando um asterisk aqui na empresa.
O meu problema inicial é que tenho hoje um pabx com 6 linhas e 20 ramais e
não quero perder ele inicialmente. Entao pretendo montar uma estrutura
paralela e confome va aumentando os fundos, eu coloque o resto dos
equipamentos.

Inicialmente, tenho 2 cisco ata 186 e uma linha da telextreme contratada.
Instalei o Asterisk em um ubuntu 6.06 e fiz as seguintes configurações no
sip.conf:

[2001]
  type=friend
  username=2001
  mailbox=2001
  secret= xxxxxxxx
  qualify=yes
  nat=no
  host=dynamic
  caninvite=no
  context=internal
  dtmfmode=rfc2833
  disallow=all
  allow=ulaw
  allow=alaw
  allow=g729
  allow=g723.1

Note que esta configuração é para a primeira linha do ata. Cada ata suporta
2 aparelhos, entao fiz o ramal 2001, 2002, 2003 e 2004.

No extensions.conf acrescentei as seguintes linhas:

[internal]
exten   =>      2001,1,Dial(SIP/2001,45,o)
exten   =>      2002,1,Dial(SIP/2002,45,o)
exten   =>      2003,1,Dial(SIP/2003,45,o)
exten   =>      2004,1,Dial(SIP/2004,45,o)

Apos alguns ajustes, eu consegui ligar de um ata para o outro normalmente.
Amanha vou fazer testes com um softfone para ver como fica.

Agora o meu problema, esta com o telextreme.

Coloquei a seguinte linha no sip.conf

register => xxxxxxx:yyyyyy:zzzzzz_zzzzzz_ em sip.telextreme.net:5060/3000

onde:
  xxxxxxx é o numero do telefone
  yyyyyy é a senha
  zzzzzz_zzzzzz_ é um usuairo de acesso (acho)

adicionei tambem no sip.conf

[telextreme]
  type=peer
  secret=yyyyyy
  username=xxxxxxx
  host=sip.telextreme.net
  fromuser=zzzzzz_zzzzzz_
  fromdomain=sip.telextreme.net
  usereqphone=yes
  context=external

e no extensions.conf

[external]
exten   =>      _9.,1,Dial(SIP/${EXTEN:1)@telextreme,30,r)

[telextreme]
exten   =>      2001,1,Answer
exten   =>      2001,2,Dial(SIP/2001,25,Ttr)
exten   =>      2001,3,Hangup

Rodando o tcpdump notei que o sip esta registrando na telextreme, so que nao
estou tendo sucesso para conectar (fazer uma ligacao)

gostaria de saber alguma dica, o pessoal pode me ajudar nisto:?

Agradeco a atençao

Claudio Jr.

--
Claudio da Silva Junior