[AsteriskBrasil] [Bulk] Sistema de Callcenter no asterisk

Marcos Fontana marcos_fontana em yahoo.com.br
Domingo Julho 23 13:50:25 BRT 2006

Fabio Vasco wrote:

> Marcão, tenho umas perguntas... acho que seria legal compartilhar esta
> info. com a lista...
> - Quantos Asterisk's Servers vc. está usando para estas 80 PA's.

Tenho um servidor industrial P4 3.2 com 1GB de Ram usando codec ulaw
para as pa's. Com o ulaw tenho uma qualidade muito boa, e não gasto CPU
e dinheiro também.
Acredito que o uso ideal para o g729 seja ligando matriz e filial, já
que economiza banda. Não tem sentido usá-lo internamente. O legal que
com o ulaw ainda uso o fax no ata normalmente para envio, para
recebimento uso o recurso de fax do asterisk.

> - É uma solução desenvolvida sob medida para a sua empresa? Ou é um
> produto comercial? Qual o nome?

É um produto comercial, chama-se planetfone da Spress Informática de
Belo Horizonte.

> - Tem capacidade de gravação digital das chamadas? Que capacidade? Vc.
> a está utilizando?

Todas as ligações recebidas e feitas são gravadas. Inclusive ligações
entre ramais. Normalmente fico com uma média de 50 ligações simultâneas.

> - Que tipo de linhas vc. está usando? SIP, R2, PRI?

Usamos SIP, R2 e PRI. Temos uma placa com 4E1 onde duas estão ligadas na
Embratel com ISDN e uma em uma interface Monytel WHL E1 com R2.

> - Hardphone ou Softphone? Qual?

Estamos no momento usando os dois, tenho planos para mudar tudo para
ATA's usando o PAP2 da Linksys (achei por 240 reias, 120 por pa). Já
temos algums aqui que funcionam muito bem. Compramos inicialmente
aqueles 486 da GrandStream, todos estão sendo desligados e guardados...
mais travam que funcionam. Temos também dois Polycom's IP 600 para as
telefonistas.