[AsteriskBrasil] Prompts em Portugues...

Alexandre Cavalcante Alencar alexandre.alencar em gmail.com
Sábado Julho 29 23:33:21 BRT 2006

Olá Lincoln,

Em Sex, 2006-07-28 às 11:47 -0300, Lincoln Zuljewic Silva escreveu:
>     Bom, antes de desenvolver estes arquivos eu baixei os que estão no
> site e achei o projeto maravilhoso. Aê pensei, vou ajudar....só que dá
> um baita trabalho gravar manualmente um arquivo por um. Então um colega
> me aqui do trampo estava mexendo com um API em C# de Text-To-Speech, só
> que esta API dele não estava gerando os arquivos WAV no formato certo.
> Então procurei na net algum programa de Text-To-Speech para converter os
> arquivos.

Com relação à gravação, fiz um shellzinho que converte para uma série de
formatos a partir de um WAV (44.11 até 48, 16/24/32 bits,
stereo/quad-stereo) para os formatos do Asterisk, amanhã posso postar
ele aqui, usa o sox e for, bem simples.

Com relação a interfacear com a TTS é trivial, simples de fazer com PHP,
C/C++, Java, etc...

>     Descobri que neste meio, não existe somente o programa, existe a
> voz, o engine e o programa.
>     Gerei as vozes usando:
>        -Voz: Gabriela (Empresa: Loquendo, não é free - crackeado)
>        -Engine: IBM Via-voice (Empresa: IBM, não é free - não precisou
> de crack)
>        -Programa: TextAloud (Empresa: TextAloud, não é free tb, porém a
> limitação dele é não gerar audios cujo texto tenha mais de 180
> caracteres - não é nosso caso)
>     Com isso, os seguintes arquivos já estão feitos:

Estes dias estava fazendo uma pesquisa e achei um programa que achei
interessante e barato, chamado [0] NextUp TextAloud, não custa caro e em
conjunto com uma voz boa, poderá resolver o problema das gravações, é
"scriptavel", o que torna o processo simples (principalmente com
máquinas dual core 64 bits). Baixei o software com a voz em inglês
(demo) e imprimi a licença para dar uma olhada, mas ainda não tive
tempo.

A vantagem que vi neste software é seu baixo custo e a [1] larga gama de
vozes, como:

* AT&T Natural Voices™
* NeoSpeech Voices
* Cepstral™ Voices
* ScanSoft RealSpeakl™ Voices
* Acapela Voices

O software, mais uma voz (PT-BR) e a 'garantia' de 3 anos (refazer o
download em caso de perda dos arquivos, etc) sai muito barato,
mas o grande detalhe é: a licença permitirá o uso das vozes da forma que
se deseja? A Digium aceitará estas vozes como parte da distribuição
oficial do Asterisk (é necessário transferir os direitos para a Digium,
mas a licença da TTS permite?)?...

>     Se fomos ver ao pé da letra, utilizar estes programas crackeados é
> incorreto, porém o trabalho de traduzir os audios, na minha opnião não
> pode ser um trabalho comunitário, porque cada parte feita por pessoas
> diferentes ficará estranha quando todo o trabalho estiver feito. Imagine
> o mailbox com a minha voz, as mensagens com a voz do Celso, erros com a
> voz do Rodrigo e assim por diante.

Está completamente incorreto...

Por conta disto, há algum tempo, iniciamos uma longa discussão aqui e
surgiu um projeto, o qual o Ciro encabeçou, algumas pessoas fizeram
doações, etc, de forma que tenhamos uma fonte única de áudios (serão
masculinos e femininos). Estes dias, como o Ciro está retomando o
projeto, dele deve dá um status geral aqui na lista...

<cut> lista de arquivos</cut>

>     Outra coisa que eu pensei, é ligar para uma dessas escolas de
> dublagem e ver se é caro pegar alguém para ler as frases...Esta pessoa
> só fará isso.

Isto está sendo feito atualmente por dois profissionais contactados pelo
Ciro em um estúdio...

>     Bom, fica aqui a minha opnião. Caso queiram ouvir os arquivos, posso
> disponibiliza-los aqui para download.
>
> []'s
> Lincoln

Rodrigo, você apenas precisa realizar uma contribuição, não há valor
definido, contribua com o que poder. Veja nos e-mails anteriores, as
contribuições estão sendo concentradas no Ciro, que está tocando o
projeto junto ao estúdio.

[0] http://www.nextup.com
[1] http://www.nextup.com/TextAloud/SpeechEngine/voices.html
| Alexandre Cavalcante Alencar (Skarmeth) |
|  http://people.debian-ce.org/skarmeth/  |
| GNU/Linux User #260571 GNUPG 0x77EA9FF8 |
|  Debian-CE PSL-CE LTSP SABUGOSA SCYLLA  |
|           Fortaleza CE Brazil           |