[AsteriskBrasil] Sinalização R2

Luiz Henrique Gomes lhgomes em treynet.com.br
Quinta Junho 22 10:16:47 BRT 2006

Mario, duas observações:

1- no comando Dial utilize UniCall/g1 e não Unicall/g1

2- unicall.conf coloque:
  channel=1-15
  channel=17-31

e não

  channel=1-15:1101
  channel=17-31:1101

Luiz
------------- Segue mensagem original! -------------

De: Mario Mayerle Filho <mariomayerlefilho em yahoo.com.br>
Data: Wed, 21 Jun 2006 19:23:39 +0000 (GMT)
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: RE: [AsteriskBrasil] Sinalização R2

Ola a todos, obrigado Luiz e Diógenes. No dia de ontem eu baixei novamente as libs do site www.soft-switch.org, (surpresa, elas estão organizadas por data agora !) e reiniciei a instalação. Funcionou desta vez. O Asterisk reconheçeu os canais Unicall, mas agora estou com dificuldades para configurar os arquivos. Eles se encontram da seguinte forma:

  zaptel.conf:
  loadzone=br
  defaultzone=br
  span=1,1,0,cas,hdb3
  cas=1-15:1101
  dchan=16
  cas=17-31:1101

  extensions.conf:
  [default]
  exten=_XXXXXXXX,1,Dial(Unicall/g1/${EXTEN},30)

  unicall.conf:
  [channels]
  context=default
  usecallerid=yes
  hidecallerid=no
  callwaitingcallerid=yes
  threewaycalling=yes
  transfer=yes
  cancallforward=yes
  callreturn=yes
  rxgain=0.0
  txgain=0.0
  immediate=yes
  amaflags=default
  protocolclass=mfcr2
  protocolvariant=br,20,7
  group=1
  context=default
  channel=1-15:1101
  channel=17-31:1101
  callerid=<4821069900>
  musiconhold=default
  ;loglevel=255*

  *detalhe, se eu tiro o comentário desta linha, o Asterisk não inicia e passa a dar um erro de segmentação.

  sip.conf:
  [general]
  port=5060
  bindaddr=0.0.0.0
  context=default
  allow=all
  [9934]
  type=friend
  host=dynamic
  context=default
  username=9934
  secret=9934
  callerid="Mário Mayerle Filho" <9934>
  accountcode=9934
  language=br
  nat=yes
  qualify=yes
  canreinvite=no
  allow=gsm
  [9904]
  type=friend
  host=dynamic
  context=default
  username=9904
  secret=9904
  callerid="Otavio Meneguella" <9904>
  accountcode=9904
  language=br
  nat=yes
  qualify=yes
  canreinvite=no
  [9995]
  type=friend
  host=dynamic
  context=default
  username=9995
  secret=9995
  callerid="Maurício Machado" <9995>
  accountcode=9995
  language=br
  nat=yes
  qualify=yes
  canreinvite=no

  [9966]
  type=friend
  host=dynamic
  context=default
  username=9966
  secret=9966
  callerid="Marcio Michels" <9966>
  accountcode=9966
  language=br
  nat=yes
  qualify=yes
  canreinvite=no
  [9921]
  type=friend
  host=dynamic
  context=default
  username=9921
  secret=9921
  callerid="Rodrigo" <9921>
  accountcode=9921
  language=br
  nat=yes
  qualify=yes
  canreinvite=no

  Quando tento realizar uma ligação externa, o Asterisk me apresenta o seguinte erro:

  *CLI>     -- Executing Dial("SIP/9934-c6a2", "Unicall/g1/21069904|30") in new stack
    -- Called g1/21069904
Jun 21 16:05:21 WARNING[2564]: chan_unicall.c:2694 handle_uc_event: Unicall/31 event Dialing
Jun 21 16:05:21 NOTICE[2564]: rtp.c:331 process_rfc3389: Comfort noise support incomplete in Asterisk (RFC 3389). Please turn off on client if possible. Client IP: 192.168.0.24
    -- Saved useragent "X-Lite release 1105x" for peer 9921
Jun 21 16:05:23 WARNING[2564]: chan_unicall.c:2694 handle_uc_event: Unicall/31 event Protocol failure
    -- Unicall/31 protocol error. Cause 32776
Jun 21 16:05:23 WARNING[2564]: app_dial.c:713 wait_for_answer: Unable to forward voice
    -- Hungup 'UniCall/31-1'
  == Everyone is busy/congested at this time (1:0/0/1)

  Alguém pode me ajudar???

  ps: Luiz, o tutorial que vc me forneceu foi o primeiro que tentei. Mas esta desatualizado.

  Abraços a todos

  <lhgomes em treynet.com.br>