Re: [AsteriskBrasil] Como saber se a linha esta disponível ?

Hermann Wecke hermann em wecke.com
Domingo Março 5 18:31:07 BRT 2006

Paulo Henrique V. Barros wrote:
> Se um linha estiver em uso, como fazer para quando discar o 0 (zero) por
> exemplo, pegue o sinal da outra linha que esta disponível ?

Chame por "grupo":

Dial(Zap/g1/baklbakbaka)

que você definiu no /etc/asterisk/zapata.conf

Assim você "pega" a primeira linha disponível no grupo 1

> Isso tampo para linhas PSTN como para VOIO, estou com duas linhas PSTN e
> duas VOIP.

A princípio linha "voip" não tem esse problema... a maioria dos
provedores permite várias chamadas simultâneas, já que você pagará por
minuto mesmo para eles.